Sobre o curso
A organização curricular do Curso Técnico em Fruticultura presencial oferece o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para o planejamento, execução e controle dos processos da cadeia produtiva da fruticultura, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.
Eixo Tecnológico (SETEC/MEC): Recursos Naturais
Nome do Curso: Curso Técnico de Nível Médio em Fruticultura
Habilitação Profissional: Técnico em Fruticultura
Nível de Ensino: Técnico de Nível Médio
Modalidade de Ensino: presencial
Forma de Oferta: Subsequente (é necessário ter o ensino médio completo)
Carga Horária Total: 1.350 horas
Duração do Curso: 2,5 anos
Dias e horários das aulas: Segunda à Sexta – Noturno: 19h às 21h45
Objetivo
Formar profissionais aptos a planejar, executar e controlar os processos da cadeia produtiva da fruticultura, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.
Perfil profissional
O técnico em Fruticultura formado pelo Senar é um profissional especializado nos processos da cadeia produtiva da fruticultura de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.
Sua atuação não se limita aos processos internos de um estabelecimento rural, podendo trabalhar em escritório, campo, estrada, instalações agrícolas, casa comercial, cooperativas (de crédito e de produção), laboratórios, agroindústria e prestadoras de serviço. Os técnicos atuam em empresas de pequeno, médio e grande porte ou de forma autônoma.
Alta empregabilidade de formandos
A grande vantagem para quem segue o caminho do curso técnico é chegar mais cedo ao mercado de trabalho. No caso do curso Técnico em Fruticultura, o formando entra num setor em expansão e que produz um forte impacto na economia brasileira, tendo em vista que possuímos uma diversidade de culturas produzidas em diferentes climas e que o Brasil é o 3º maior produtor mundial de frutas.
A Fruticultura é uma atividade de capital importância para o ser humano, tanto no que se refere aos aspectos econômicos e sociais quanto por representar uma importante fonte de nutrientes. O setor emprega 16% da mão de obra agropecuária do Brasil. O mercado, principalmente no meio rural, está totalmente aberto a novos profissionais com conhecimento técnico, um perfil valorizado e que ainda está em falta no país.
O técnico recém-formado poderá realizar funções com considerável grau de autonomia e iniciativa, que podem abranger responsabilidades de controle de qualidade de seu trabalho ou de outros trabalhadores e/ou em coordenação de equipes de trabalho. Requer capacidades profissionais tanto específicas quanto transversais, como sustentabilidade e legislação, além de outras.
Matriz curricular 2025/1
O curso contém um total
de 1.350 horas.
Módulo básico
- Comunicação e Informação - 100h
- Introdução ao Agronegócio - 160h
Módulo Específico I: Produção de frutas
- Produção de mudas e implantação do pomar - 180h
- Tecnologia do manejo na produção de frutas - 200h
- Tecnologia de processos de colheita, pós-colheita e comercialização de frutas - 200h
Módulo Específico II: Controle da Produção
- Controle de qualidade dos processos de produção de frutas - 100h
- Controle dos recursos físico e financeiro da produção de frutas 80h
Módulo Específico III: Planejamento e Empreendedorismo
- Planejamento da produção e empreendedorismo rural - 180h
Módulo TCC
- Trabalho de Conclusão de Curso - 150h
Certificações intermediárias
A organização curricular dos cursos técnicos do Senar apresenta itinerário formativo, no qual os estudantes têm a possibilidade de trilhar uma trajetória de educação profissional, em que podem obter qualificações técnicas (certificações intermediárias) até a habilitação técnica. Nesse formato, as pessoas podem ampliar os conhecimentos e a escolaridade em uma evolução gradual.
Certificação intermediária: Assistente em Produção de Frutas (requer a conclusão do Módulo Específico I).
Certificação intermediária: Assistente em Controle da Produção (requer a conclusão do Módulo Específicos II).
Diplomas
Ao concluir com aprovação todos os módulos que compõem a matriz curricular desta habilitação técnica de nível médio, integralizando a carga horária total de 1.350 horas, o Senar conferirá o diploma de Técnico em Fruticultura com validade nacional.
Para consultar quais unidades de ensino estão ofertando o curso de seu interesse, acesse o edital correspondente, disponível na página de processos seletivos.
Você também pode gostar
Curso Técnico
Agropecuária

Curso Técnico
Cafeicultura

Curso Técnico
Florestas

Sistemas de Produção de Animais Ruminantes
