Sobre o curso
O currículo da Especialização Técnica em Sistemas de Produção de Animais Ruminantes aprofunda os conhecimentos específicos das áreas técnicas (Agropecuária, Zootecnia) ou de graduação (Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia), necessários para atuar na alimentação, manejo, reprodução e sanidade de animais ruminantes.
Eixo tecnológico (SETEC/MEC): Recursos Naturais
Nome do curso: Especialização Técnica em Sistemas de Produção de Animais Ruminantes
Nível de ensino: Especialização Técnica
Modalidade de ensino: Presencial
Forma de oferta: Subsequente (exclusivo pós técnico)
Requisito de ingresso: ensino técnico em nível médio completo em Agropecuária, Zootecnia ou superior completo em Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia.
Carga Horária Total: 360 horas
Duração do Curso: 09 (nove) meses
Dias e horários das aulas: Sexta-feira das 18h00 às 22h00 e aos sábados das 7h30 às 17h00
Objetivo
Aprofundar conhecimentos específicos nas áreas técnicas (Agropecuária, Zootecnia) ou de graduação (Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia), atendendo aos aspectos relacionados à alimentação, manejo, reprodução e sanidade de animais ruminantes.
Perfil profissional
Com a união dos conhecimentos desenvolvidos previamente no curso técnico, após a especialização técnica, o especialista em Sistemas de Produção de Animais Ruminantes formado pelo Senar é um profissional capaz de atuar de forma mais aprofundada no planejamento, execução e controle dos processos da produção de animais com enfoque operacional e administrativo, contribuindo para o fortalecimento das cadeias como negócio sustentável.
Essa atuação não se limita aos processos internos de um estabelecimento rural, podem trabalhar em empresas de pequeno, médio e grande porte ou de forma autônoma, realizando os processos produtivos, operacionais e administrativos dentro de uma visão sistêmica da cadeia produtiva da carne.
Alta empregabilidade para formandos
Ter uma especialização técnica no currículo aumenta a competitividade, diferenciando o profissional no mercado de trabalho e ampliando suas oportunidades de emprego.
Os profissionais com especialização técnica em Sistemas de Produção de Animais Ruminantes têm papel relevante no agro brasileiro, com habilidades mais avançadas em áreas como alimentação, bem-estar, manejo, reprodução e sanidade do rebanho de corte, estão preparados para enfrentar os desafios e demandas do setor.
O especialista técnico recém-formado poderá realizar funções com considerável grau de autonomia e iniciativa, que podem abranger responsabilidades de controle de qualidade de seu trabalho ou de outros trabalhadores e/ou em coordenação de equipes de trabalho. Requer capacidades profissionais tanto específicas quanto transversais, como sustentabilidade e legislação, além de outras.
Certificados
Ao concluir com aprovação todos os módulos que compõem a matriz curricular desta especialização técnica de nível médio, integralizando a carga horária total de 360 horas, o Senar conferirá o certificado de Especialista Técnico em Sistemas de Produção de Animais Ruminantes, com validade nacional.
Matriz curricular Grade Curricular 2024/1
O curso contém um total
de 360 horas.
Módulo: Específico bovinocultura de corte
- Produção na Bovinocultura de Corte - 200h
- Mecanização na Pecuária de Corte - 80h
- Gestão na Pecuária de Corte - 80h
TCC - Artigo Científico
Artigo Científico
Para consultar quais unidades de ensino estão ofertando o curso de seu interesse, acesse o edital correspondente, disponível na página de processos seletivos.
Você também pode gostar
Curso Técnico
Agropecuária

Curso Técnico
Cafeicultura

Curso Técnico
Florestas

Curso Técnico
Fruticultura
