Treinamentos do SENAR/SC contribuem para melhoria da qualidade de vida dos produtores
Criação de bezerras e novilhas, reflorestamento, inclusão digital rural, de produção de pólen apícola e controle agroecológico de pragas e doenças estão entre os 277 treinamentos gratuitos oferecidos em dezembro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). A meta é beneficiar mais de 4.400 produtores rurais em todo o território catarinense.
O SENAR/SC organiza, administra e executa o ensino de formação profissional rural e a promoção social do produtor e trabalhador rural e sua família, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do País. “A entidade estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive”, realça o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
Entre os treinamentos oferecidos no Norte do Estado, estão o de primeiros socorros em Bela Vista do Toldo, de olericultura básica em Canoinhas, de floricultura em Porto União, de cultivo de plantas medicinais em Joinville, de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural Mafra e de instalação e manutenção de redes elétricas em Papanduva.
No Vale do Itajaí, entre os cursos que serão realizados estão o de confecção de peças do vestuário social em Itapema, de jardineiro em Imbuia, de produção caseira de massas para congelamento em Massaranduba, de preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Witmarsum e de colheita e comercialização na fruticultura em Doutor Pedrinho.
Na região Sul ocorrem os treinamentos de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Laguna, de utilização dos recursos naturais em Imbituba, de doces de leite e iogurte em Jacinto Machado, de bovinocultura de corte em Santa Rosa do Sul, de conservas de hortaliças e temperos em Jaguaruna e de confecção de peãs do vestuário íntimo em Turvo.
Na região Leste, entre as qualificações previstas estão a de conservas de frutas em Florianópolis, de identificação e seleção de oportunidades de negócios em São José, de formas associativas no meio rural em Santo Amaro da Imperatriz e de bordado em chinelos em Santo Amaro da Imperatriz.
Entre os treinamentos previstos na Serra Catarinense estão o de produção caseira de pães e biscoitos em Cerro Negro, de artesanato em couro em Bocaina do Sul, de produção de própolis em Bom Retiro, de produção caseira de pães e biscoitos em Curitibanos e de produção de frangos e ovos caipiras em Capão Alto.
Na região do Meio Oeste, entre os cursos estão o de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos em Água Doce, de operação e manutenção de roçadeira em Salto Veloso, de meliponicultura em Campos Novos, de artesanato em tear com lã de ovelha em Jaborá e instalação e manutenção de redes elétricas em Erval Velho.
No Oeste, entre os treinamentos previstos estão o de emissão de guia de Trânsito Animal (e-GTA) em Abelardo Luz, de produção caseira de pães e biscoitos em Planalto Alegre, de instalação e manutenção e redes elétricas em Concórdia, de criação de bezerras e novilhas em Passos Maia, de cortes e assados de carne suína em Passos Maia e de controles gerenciais da propriedade rural em Coronel Martins.
Entre os cursos que serão desenvolvidos no Extremo oeste estão o de bordado em chinelos em Saltinho, de rédeas em Campo Erê, de tratamento de madeira em Palmitos, de embutidos e defumados de carne suína em Anchieta, de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos em Santa Helena e de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Bandeirante.
Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do SENAR/SC (www. senar.com.br) que informa as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.
Assessoria de Comunicação SENAR/SC
http://www.senar.com.br/