Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

Sistema FAEMA/SENAR e parceiros elaboram carta de intenção para preservar o meio ambiente

publicacao-viweb

Com o intuito de conscientizar a sociedade e promover debates acerca dos resultados de focos de incêndios no Maranhão, em especial na região do médio sertão maranhense, o Sistema FAEMA/SENAR realizou nesta semana, o 1º Seminário Regional do Médio Sertão Maranhense de Prevenção e Combate às Queimadas.  O evento aconteceu no município de Colinas com a parceria do Governo do Estado, Sindicato dos Produtores Rurais de Colinas, Prefeitura e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Médio Sertão.

Com ampla participação popular e representatividade, os participantes assistiram às palestras “Balanços e efeitos das queimadas’ e ‘Legislação ambiental sobre queimadas’, ministradas, respectivamente, pelo instrutor do Sistema FAEMA/SENAR, Sebastião Carvalho Santos, e pelo servidor do Ibama, Ivanildo Barbosa de Farias.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão, (FAEMA), Raimundo Coelho, a promoção do seminário se deve principalmente pelo fato do estado do Maranhão ter se tornado destaque nacional em casos de incêndios em florestas, lavouras e até de casas.

“Com a evolução da ciência e da tecnologia foram descobertas novas formas de fazer agricultura e essas novas formas amenizam a utilização do fogo”, disse ele, referindo-se ao programa ABC Cerrado – última porteira agrícola do país.

Números
A Conferência resultou em um intenso debate sobre as queimadas ocasionadas no estado a partir dos números divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Maranhão possui 20.842 focos de queimadas, sendo o terceiro do ranking para o período, ficando atrás apenas do estado de Mato Grosso (27.632 focos) e do Pará (26.010). O Instituto revela ainda que a taxa já é maior que a média histórica (1998-2015) de 19,9 mil focos. Em outubro foram registrados 5.507 focos. O mês de setembro – de plena estiagem no Maranhão – foi o mais crítico do ano: ao todo, foram 6.423 focos de incêndio registrados, o maior índice de 2015.

Carta de intenções
Diante desses números, os participantes elaboraram uma carta de Carta de Intenções para reverter o quadro de focos de incêndios no estado no período crítico de estiagem que vai de julho a novembro.

O documento, que será encaminhado aos órgãos governamentais que tratam de políticas ambientais, destaca a estimulação e descentralização das ações ambientais, transferindo dos estados aos municípios, via convênio, atribuições que permitam assegurar maior agilidade na aplicação da legislação ambiental pertinente; proposta de criação de comitê gestor institucional especial de caráter consultivo; e a implantação em todos os município  de um programa regular de educação ambiental com palestras, visitas orientadas, uso de mídia eletrônica, dentre outros que estimulem a consciência ambiental e reforcem valores relativos a preservação e responsabilidade com o meio ambiente.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão, (Faema), Raimundo Coelho, a promoção do seminário se deve principalmente pelo fato do estado do Maranhão ter se tornado destaque nacional em casos de incêndios em florestas, lavouras e até de casas. Segundo Coelho este é um problema que diz respeito a todos.

O Gerente de Qualificação Profissional do SENAR e organizador do seminário, Carlos Antônio Feitosa, destacou o papel da instituição no processo da educação ambiental rural. “O sistema Faema/SENAR saiu na frente juntamente com a prefeitura de Colinas e demais órgãos parceiros e submeteu a um debate, o assunto mais discutido no momento, as queimadas”, frisou.

ead_senar_controle_fogo_1

Curso a distância
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) oferece o curso “Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura” na modalidade a distância que oferece alternativas às queimadas nos campos e técnicas de controle de incêndios para produtores rurais.

As matrículas estão abertas no portal de educação a distância http://ead.senar.org.br/ .

Assessoria de Comunicação do SENAR/MA
www.senar-ma.org.br