SENAR/SC prepara 32 jovens para o mercado de trabalho
SENAR/SC prepara 32 jovens para o mercado de trabalho

[caption id="attachment_383701" align="aligncenter" width="500"]
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) formou na última semana duas turmas do Programa Jovem Aprendiz Cotista, no curso Aprendizagem Rural – Auxiliar Administrativo e Financeiro, no município de Fraiburgo. A iniciativa visou promover a formação técnico-profissional metódica de jovens para o mercado de trabalho, com atividades compatíveis ao desenvolvimento físico, moral e psicológico.
Os 32 formandos participaram de 960 horas de curso, sendo 480 horas/aula de conteúdo teórico e 480 horas de prática profissional. Essas duas turmas iniciaram em fevereiro de 2014 e concluíram em novembro deste ano. O SENAR/SC e o Sindicato Rural de Fraiburgo disponibilizaram a estrutura física e pedagógica para a parte teórica do programa, com professores pós-graduados e profissionais qualificados, enquanto que as empresas empregadoras foram responsáveis pela prática profissional.
O presidente Faesc e do Conselho Administrativo do SENAR/SC, José Zeferino Pedrozo, realçou que o programa prepara jovens para o mercado, com alto nível de conhecimento e condições de desenvolver excelente trabalho no setor administrativo e financeiro. “Acima de tudo, formamos jovens cidadãos, comprometidos com a comunidade rural, contribuindo para o fortalecimento do campo”, salientou.
CONTEÚDO Para garantir que o adolescente possa cumprir efetivamente os três pilares do processo de aprendizagem (escola, trabalho e formação profissional, dentro dos princípios da proteção e integração ao adolescente), a atividade diária foi limitada em quatro horas, sendo as datas definidas em calendário pré-estabelecido, devendo possuir duração máxima de dois anos.
No curso Aprendizagem Rural - Auxiliar Administrativo e Financeiro, os participantes aprenderam sobre relações humanas e trabalho em equipe; informática básica; relações de trabalho; segurança, saúde e higiene; cidadania; matemática básica; crédito e finanças pessoais; atividade da empresa e atendimento ao cliente; informática avançada; rotinas de departamento de pessoal; matemática comercial; planejamento do tempo; matemática financeira; comunicação assertiva/português instrumental; noções de contabilidade e organização de documentos e arquivos.
NOVAS TURMAS Novas turmas serão iniciadas em fevereiro de 2016, conforme demanda recebida pelas empresas empregadoras. Os interessados em participar do curso como aprendiz poderão entrar em contato com o Sindicato Rural do município para que sejam incluídos na lista de interessados, repassada às empresas empregadoras como sugestão, pois elas são responsáveis pelo recrutamento e seleção dos aprendizes, de acordo com os seguintes critérios: ter idade entre 14 anos completos e 24 anos incompletos até o final do curso (a idade máxima não se aplica à pessoa com deficiência); estar cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, já ter concluído o Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Fundamental (somente caso não haja oferta de Ensino Médio na região) e ser, preferencialmente, filho(a) de trabalhador(a) ou produtor(a) rural de famílias de baixa renda.
As empresas empregadoras que desejam incluir aprendizes no curso de aprendizagem devem entrar em contato com o SENAR/SC ou com o Sindicato Rural de Fraiburgo.
Assessoria de Comunicação SENAR/SC www.senar.com.br (48) 3331-9700Leia também

"Campo Aprendiz" investe na qualificação de jovens
"Campo Aprendiz" investe na qualificação de jovens

"Não acredito numa retomada de crescimento sem uma atenção real ao setor agropecuário", garante presidente da CNA e do Sistema FAEB
"Não acredito numa retomada de crescimento sem uma atenção real ao setor agropecuário", garante presidente da CNA e do Sistema FAEB

'Sistema CNA teve participação decisiva para o Brasil conquistar novo status sanitário’
'Sistema CNA teve participação decisiva para o Brasil conquistar novo status sanitário’

39ª Expotrês tem novo formato e busca aumentar número de qualificações
39ª Expotrês tem novo formato e busca aumentar número de qualificações