Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

SENAR-RS realiza palestra sobre Zoonoses

09.11.15.4

Em parceria com os Sindicatos Rurais e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, o SENAR-RS leva ao interior gaúcho a palestra sobre Zoonoses. Neste mês de novembro, a iniciativa será realizada nos municípios de Seberi, Caiçara, Santa Rosa e em Porto Alegre. Ministrado por técnicos do SENAR-RS, a iniciativa é gratuita e integra um circuito de palestras que a instituição realiza no Estado dirigido às comunidades rurais.

Serão abordados durante o encontro temas presentes no cotidiano do trabalhador do campo. As zoonoses compreendem todas as doenças animais que podem ser transmitidas aos seres humanos através de diferentes formas, como o consumo de leite, carne e derivados, pelo ar, insetos e o contato direto ou indireto com urina e fezes das criações.

O médico veterinário e instrutor do SENAR-RS, Ricardo Matias, lembra que a lista de zoonoses é extensa e pode surgir a partir de qualquer animal. Entre as doenças discutidas na palestra está o mormo, muito em voga este ano no RS em função das medidas adotas pelo Estado para evitar a proliferação em equinos na Semana Farroupilha, mas que também pode atingir caprinos, ovinos, jumentos e outras espécies – bovinos e suínos não contraem este mal. Ainda serão pautadas a toxoplasmose (doença do gato), tuberculose, leptospirose, hidatidofe (verme do cachorro), brusselose e outras pestes.

Durante as palestras, os técnicos do SENAR-RS darão dicas sobre formas de prevenção de zoonoses. “As orientações vão desde evitar a circulação de gatos onde há criação de aves e suínos para prevenir os riscos de toxoplasmose, aplicação das vacinas de modo e no tempo adequados e cuidados com a ingestão de carne mal passada. Também vamos abordar a importância de consumir produtos de origem animal, como queijos e salames, com qualidade e boa procedência certificados pela Vigilância Sanitária”, comenta Ricardo Matias.

Haverá um momento especial para perguntas do público. Segundo o Matias, os participantes trazem questões pertinentes na rotina do campo, estimulando a interação do todo o grupo e instrutores na troca de informações. “É muito comum em todas as palestras o público perguntar sobre o correto manejo de animais, calendário de vacinas, como são transmitidas as zoonoses, como elas atacam o organismo humano e formas de prevenção destas doenças”.

Para participar das palestras, os interessados devem realizar suas inscrições junto aos Sindicatos Rurais de cada município, onde também podem receber mais informações a respeito da programação.

Temas abordados nas palestras:
– Conceito de Zoonoses;
– Problemas sanitários da relação homem/animal;
– Prejuízos econômicos causados pelas zoonoses;
– Principais zoonoses: brucelose, tuberculose, hidatidose, bicho do pé, teníase/cisticercose, leptospirose,/hantavirose, miíase, toxoplasmose e fasciolose;
– Quadro clínico; Formas de transmissão; Ciclo biológico; e Prevenção e controle.

Programação:
09/11 (manhã) – Seberi
09/11 (tarde) – Seberi
10/11 (manhã) – Seberi
10/11 (tarde) – Seberi
11/11 (manhã) – Caiçara
11/11 (tarde) – Caiçara
12/11 (manhã) – Caiçara
12/11 (tarde) – Caiçara
13/11 (manhã) – Caiçara
13/11 (tarde) – Caiçara
16/11 (manhã) – Santa Rosa
16/11 (tarde) – Santa Rosa
17/11 (manhã) – Santa Rosa
17/11 (tarde) – Santa Rosa
18/11 (manhã) – Santa Rosa
18/11 (manhã) – Santa Rosa
19/11 (manhã) – Santa Rosa
19/11 (tarde) – Santa Rosa
20/11 (manhã) – Santa Rosa
20/11 (tarde) – Santa Rosa
27/11 (manhã) – Porto Alegre

Assessoria de Comunicação SENAR/RS
http://www.senarrs.com.br/