Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

SENAR Minas e prefeitura de Santa Rita do Itueto são parceiros na realização de cursos na cidade

04.11.15

Curso de Artesanato em Fibras Naturais ensinou a construir móveis com bambu

Diante da necessidade de mão de obra qualificada no campo, o Sindicato dos Produtores Rurais de Resplendor realiza, em parceria com o SENAR Minas, cursos de capacitação e qualificação em outros municípios, que são extensões de base do sindicato. Um destes municípios que recebeu cursos do SENAR foi Santa Rita do Itueto.

O município do Vale do Rio Doce tem quase 6 mil habitantes e recebeu, durante esta semana, o curso de Produção de Conservas Vegetais, Compotas, Frutos Cristalizados e Desidratados. No evento, ministrado pela instrutora Gláucian Cardoso de Farias, os doze participantes aprenderam a produzir doces de fruta, geleias, caldas, doces em massa e pasta, frutas cristalizadas, sucos e licores. Na capacitação que terminou na sexta-feira, 30 de outubro, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas e ainda receberam um certificado.

“Este curso tem como objetivo principal ensinar a produção de conservas, doces e outras iguarias, mas é ensinado também, na parte teórica, desde a segurança e saúde no trabalho, meio ambiente, planejamento das atividades, limpeza e sanitização do local, identificação e preparação de equipamentos e utensílios até o acondicionamento, armazenamento e noções de gestão, como administração, e comercialização do produto”, explicou o mobilizador Márcio Magri.

Também em outubro, foi realizado na cidade o curso de Artesanato de Fibras Naturais Rígidas / Bambu, matéria prima que é nativa da região. A capacitação foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e teve a participação de 12 pessoas. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Resplendor, José Carlos de Lima, elogiou a disposição e o empenho dos participantes.

“São pessoas que não medem esforços para aprender. Tivemos a participação de diferentes pessoas e todas muito empenhadas e dispostas a conhecer e entender como funciona o artesanato com bambu. Isso nos deixa ainda mais confiante de que estamos no caminho certo nas parcerias que estamos promovendo no sindicato para o crescimento do setor rural da nossa região”, afirmou o presidente.

O prefeito de Santa Rita do Itueto, Geraldo Soldado, apoiou a realização do curso e enalteceu o trabalho promovido peloSENAR Minas na região. “Nós fazemos questão de sermos apoiadores e parceiros na realização dos cursos porque sabemos da lisura do Senar e da importância destas capacitações não apenas para o crescimento dos produtores rurais, mas também para o desenvolvimento do meio rural da nossa região”, destacou o prefeito.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.sistemafaemg.org.br