Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

SENAR de Santa Catarina entrega certificado para 150 alunos do PER

senar sc

“O empreendedorismo rural está relacionado diretamente com a execução de projetos de vida, voltados à melhoria da propriedade e da renda familiar” observou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) e do Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), José Zeferino Pedrozo, na última semana durante Seminário de Empreendedorismo Rural e formatura do Programa Empreendedor Rural (PER), no Hotel Lang Palace, em Chapecó. Aproximadamente 150 alunos do programa participaram em nove turmas, sendo uma do Sindicato Rural de Ponte Serrada e duas turmas cada dos Sindicatos Rurais de Concórdia, Palmitos, Pinhalzinho, e Quilombo.

O programa tem como objetivo dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural; aumentar o poder político, econômico e social dos agricultores; ampliar a qualidade de vida da população do meio rural; contribuir para o desenvolvimento de um sistema de educação voltado ao meio rural e auxiliar para o aumento da renda líquida dos produtores.

Pedrozo destacou que o SENAR realiza em média 5 mil eventos em Santa Catarina todos os anos, porém o que mais chama a atenção é o PER, pois se diferencia dos demais ao despertar a criatividade e o empreendedorismo na propriedade.

“O PER representa a execução do projeto de sonhos de vida, por isso todos os formandos estão de parabéns, uma vez que o programa tem contribuído para que sejam realizadas melhorias significativas nas propriedades”, enalteceu Pedrozo.

Para 2016, Pedrozo anunciou novidades na execução dos treinamentos e qualificação rural com a implantação em fevereiro da assistência técnica gratuita, em parceria com os Sindicatos Rurais. A iniciativa terá duração de dois anos e proporcionará frequência mensal de 4 horas na casa do produtor rural. “Serão 180 técnicos e instrutores do Senar/SC que levarão informação e estarão presentes no dia a dia da propriedade”, explicou. Posteriormente, a ação permitirá que sejam feitas avaliações das ações.

“Os produtores rurais são responsáveis pelo que é essencial a vida: o alimento. Não sabemos como será o futuro, mas não podemos esmorecer, devemos ter entusiasmo e vontade de vencer”, argumentou.

O prefeito de Chapecó José Caramori destacou que o “as ações do SENAR/SC auxiliam os empreendedores rurais para que sejam mais produtivos em suas propriedades. Nós como gestores públicos temos o máximo interesse em contribuir para o desenvolvimento do meio rural, pois um País não se faz sem o homem no campo e da produção rural. Vocês oferecem melhoria da qualidade de vida todos os dias por intermédio da segurança alimentar”, ressaltou.

Os treinamentos, capacitações e qualificações promovem a agregação do valor dos produtos do campo, o que gera também incremento do movimento econômico dos municípios. De acordo com Caramori, Chapecó tem buscado auxiliar os produtores em suas necessidades e implantado ações de incentivo. Exemplo disso é a lei que premia a propriedade rural por meio da nota de produtor rural. “Pela nota podemos garantir a busca de recursos e o aumento do índice de ICMS do Estado, o que gera benefícios para todos”, complementou.

Cases

karine casagrande

Karine Casagrande

 

A formanda Karine Casagrande, do município de Concórdia, apresentou o projeto “Ampliação das instalações para suinocultura”, orientado pelo facilitador Lorival Zanluchi. “Estufa hidropônica” foi o projeto apresentado por Neiva Dal Posso, do município de Concórdia, orientado pela facilitadora Ivania Begnini Zingler. O produtor rural Hermes Antonio Franciscatto, do município de Palmitos, apresentou o projeto “Produção de matrizes ovina da raça texel”, orientado pela facilitadora Ivania Begnini Zingler.

Palestra
O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara, ministrou a palestra “O empreendedor em ação”. Enfatizou que os empresários rurais devem enxergar o empreendedorismo como um caminho. “Permitir a mudança é uma decisão individual, contudo, têm mais possibilidades de acessar as oportunidades as pessoas mais flexíveis. Por isso, a atenção é um dos fatores de sucesso”, observou.

Ortigara destacou a importância de vislumbrar o empreendedorismo com democracia, para isso citou Mário Quintana. “A democracia oportuniza a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um”.

No caminho do empreendedorismo, o diretor técnico fez um alerta para que os empresários rurais não “acionem o piloto automático” de suas vidas e parem de acessar suas memórias. Para evitar isso destacou a importância de registrar, pesquisar e buscar conhecimentos para mantê-los sempre ativos. “Infelizmente, muitas coisas das quais temos contato, acabamos esquecendo. Uma medida preventiva é aplicar o aprendizado, fazer o registro, adotar uma nova postura e manter esse padrão”, complementou.

anacleto

Anacleto Angelo Ortigara

Segundo Ortigara, as bases da empregabilidade são adequação vocacional, competência profissional, idoneidade, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas, relacionamento e desenvolvimento do senso de empreendedorismo. “Para empreender é necessário fazer, o que puder, com o que tiver e onde estiver. A vida não promete segurança, mas assegura oportunidades”, finalizou.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br