SENAR Bahia presente no III Simpósio Internacional de Fruticultura

A Casa do Homem do Campo está presente no III Simpósio Internacional de Fruticultura, que começou dia 13 e vai até o dia 16 de outubro, no Hotel Deville, em Salvador, na Bahia. Os participantes do simpósio que passam pelo estande têm a oportunidade de conhecer um pouco mais dos programas e ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (SENAR/BA).

Na abertura do evento, o Assessor Regional da entidade, Raul Magno, representou o presidente do Sistema FAEB/SENAR-BA, João Martins da Silva Junior, e falou sobre a importante atuação da instituição no ramo da fruticultura do estado, dando destaque para as cadeias atendidas pelo Pro-SENAR e o moderno Centro de Excelência em Fruticultura que está sendo construído na cidade de Juazeiro.
O Simpósio
O III Simpósio Internacional de Fruticultura – Sinfrut 2015 tem como foco o controle e manejo de pragas quarentenárias de fruteiras. Estão sendo abordados os aspectos de evolução científica do conhecimento, análise de riscos, planos de contenção e melhoramento preventivo.

Os ataques de pragas e doenças ainda são responsáveis por perdas significativas da produção agrícola. Problemas relativamente recentes como o Huanglongbing (HLB) dos citros e a lagarta Helicoverpa armigera indicam que a sanidade vegetal sempre terá destaque nas preocupações da agricultura nacional. As fruteiras não são exceção.
Profissionais da área fitossanitária necessitam de contínuo aporte de informações atualizadas como subsídio para o planejamento e execução de ações efetivas de prevenção e controle das pragas de maior potencial destrutivo. Neste contexto, este simpósio oferece oportunidade de atualização técnico-científica e possibilidades de estreitamento de parcerias para inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas cruciais da cadeia produtiva da fruticultura.
O Simpósio Internacional de Fruticultura é um evento apoiado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF). A primeira edição foi realizada em outubro de 2011, em Campinas (SP) e o tema central foi o avanço tecnológico na produção frutícola. A segunda edição foi realizada em outubro de 2013, em Jaboticabal, (SP), tendo como tema as fruteiras exóticas, incluindo as nativas.
Assista ao vídeo do SENAR sobre como se defender da Helicoverpa armigera:
Assessoria de Comunicação do SENAR/BA
www.senarbahia.org.br