Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

Seminário de Empreendedorismo Rural valoriza qualificação de líderes no agronegócio catarinense

15_2web

Para dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), desenvolve o Programa Empreendedor Rural (PER).

Com o objetivo de valorizar os alunos concluintes e apresentar os melhores projetos elaboradores será realizado o Seminário de Empreendedorismo Rural e formatura das turmas do PER nesta quarta-feira (2), das 12 às 17 horas, no Restaurante Gruta do Tigre (Rua Ribeirão do Tigre, s/nº), no município de Rio do Oeste. Participarão 80 alunos de seis turmas dos Sindicatos Rurais de Agrolândia, Imbuia, Joinville, Massaranduba, Petrolândia e Pouso Redondo.

A programação consistirá de recepção seguida de almoço. A abertura com pronunciamento de autoridades está prevista para as 14 horas, na sequência o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara, ministrará palestra “O empreendedor em ação”. Depois ocorrerá apresentação dos projetos de alunos concluintes do PER 2015 e entrega de certificados aos concluintes do programa.

Programa
O PER é oferecido para produtores rurais de Santa Catarina pelo SENAR/SC, sendo totalmente gratuito. A estrutura do programa compreende encontros semanais com duração de 8 horas, totalizando 136 horas, com duração aproximada de quatro meses.

De 2007 até 2014 participaram do Programa Empreendedor Rural 3.901 pessoas, divididas em 157 turmas, em diversos municípios catarinenses. Neste ano, o programa atendeu 29 turmas formadas em todo o território catarinense: Agrolândia, Água Doce, Araranguá, Bocaina do Sul, Caibi, Concórdia, Fraiburgo, Imbuia, Joinville, Maravilha, Massaranduba, Meleiro, Monte Carlo, Palmitos, Petrolândia, Ponte Serrada, Pouso Redondo, Quilombo, São Bonifácio, São José do Cerrito, Saudades, Tangará, Turvo, União do Oeste, Vargem e Videira.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatiza que, desde 2007, o PER vem fazendo diferença para inúmeras famílias rurais, que, ao compreender que as suas propriedades são empresas rurais, passam a ter ganhos financeiros que permitem que os mesmos permaneçam no campo.

Pela manhã: reunião regionalNesta quarta-feira (2), das 9h30 às 12h30, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promove reunião regional do Alto Vale do Itajaí na Gruta do Tigre, no município de Rio do Oeste. As atividades serão conduzidas pelo presidente da Faesc José Zeferino Pedrozo e consistirão de abertura com pronunciamentos, abordagens de temas relacionados à FAESC/SENAR e debate. “A intenção é discutir a atual conjuntura do agronegócio da região, os desafios e as oportunidades dos setores”, antecipa Pedrozo.

Após a reunião, as lideranças participarão a partir das 14 horas do Seminário de Empreendedorismo Rural e da formatura dos alunos do PER.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br