Representante da FAO conhece o SENAR em 5 municípios goianos
Em uma maratona de visitas, o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, conheceu programas e ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no Estado de Goiás, no último sábado, 07/11, a convite do presidente do Sistema FAEG/SENAR, José Mário Schreiner.
A primeira parada foi no município de Alexânia, a 120 quilômetros de Goiânia, onde o Secretário Executivo do SENAR Brasil e Presidente do Sindicato Rural, Daniel Carrara, apresentaram as instalações do Sindicato. Além de atender as demandas dos produtores rurais da região oferecendo cursos de Formação Profissional Rural e de Promoção Social, o local é o polo modelo da Rede e-Tec do Brasil no SENAR, onde acontecem as aulas presenciais do curso Técnico em Agronegócio, e também abriga a pós-graduação em Gestão Empresarial em Agronegócio, da Faculdade de Tecnologia CNA. Os outros municípios visitados foram Abadiânia, Anápolis, Santo Antônio de Goiás e Petrolina.

Presidente do Sistema FAEG/SENAR, José Mário Schreiner, Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara e o Executivo da FAO no Brasil, Alan Bonjanic
Daniel Carrara falou sobre o Programa “Do Rural à Mesa”, lançado recentemente. “A parceria entre SENAR Brasil e Senac contempla 20 produtores rurais aqui de Alexânia com Assistência Técnica e Gerencial. Essas propriedades receberão selo de certificação que dará direito e preferência aos restaurantes do Senac, em Brasília, na aquisição de hortifruti desse grupo de produtores, com valor de mercado diferenciado”, declarou, nomeando algumas unidades. “São restaurantes que funcionam dentro do Supremo Tribunal Federal, Câmara Federal, Senado Federal, Tribunal de Contas da União, Superior Tribunal de Justiça”.
Ele agradeceu a presença do executivo da FAO que prontamente aceitou o convite de conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Sistema CNA/SENAR.
José Mário fez apresentação do trabalho que o SENAR desenvolve em todo o país e as ações que desenvolve em Goiás. “No Brasil são 2.150 Sindicatos Rurais e em Goiás são 128, que levam conhecimento para mais de 60 mil produtores rurais, ajudando a aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção”, enfatizou o presidente do Sistema FAEG/SENAR.
Ele mostrou dados que revelam a importância das ações da instituição, como, por exemplo, o Programa FAEG/SENAR em Ação que atua na esfera da cidadania. “Dos 246 municípios de Goiás apenas 17 têm médico oftalmologista. Quando realizamos esse programa, oferecendo consulta médica e exames. contribuímos com a melhoraria da qualidade de vida e da saúde das pessoas do campo”, observou.

Representante da FAO no Brasil, Alan Bonjanic (ao centro) conheceu o ônibus do Programa de Inclusão Digital do SENAR
O representante da FAO, Alan Bojanic agradeceu pelo convite para conhecer as ações do SENAR, afirmando que, “Fiquei bem impressionado com a qualidade dos programas e das iniciativas. É fundamental promover o empreendedorismo e são poucas instituições que fazem isso. Sem o empreendedorismo não há desenvolvimento”.
A comitiva acompanhou o lançamento da campanha contra febre aftosa em Abadiânia; participou da abertura do eventoFAEG/SENAR em Ação e do Lançamento do Programa de Proteção de Nascentes em Santo Antônio de Goiás; visitou um Centro de Equoterapia, em Anápolis, e uma propriedade rural atendida pelo Programa Goiás Mais Leite, em Petrolina.
Assessoria de Comunicação do SENAR
Fotos: Wenderson Araújo e Larissa Melo
(61) 2109-1332
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil