Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

Programa online e gratuito do Senar Goiás ensina como aumentar a produtividade da lavoura com a Agricultura de Precisão

A sabedoria popular já ensina: “quem planta tanto faz, colhe talvez”. E hoje, mais do que nunca, o agricultor só fica nas mãos do acaso se quiser. Com as novas tecnologias da Agricultura de Precisão (AP), é possível garantir maior produtividade, para uma colheita farta e melhor retorno financeiro. Os instrumentos da AP indicam com exatidão  onde, qual e quanto insumo é necessário se usar em cada pequena área da propriedade. E o agricultor ainda pode programar a densidade das sementes de acordo com o potencial produtivo do terreno.

O importante é saber empregar esses recursos, o que pode ser facilmente aprendido, gratuitamente e online, no Programa Agricultura de Precisão, disponível no site de educação a distância do  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás). O programa inclui sete cursos, cinco dos quais já disponíveis: Introdução à Agricultura de Precisão, Sistemas de Orientação por Satélite, Agricultura de Precisão na Distribuição de Corretivos e Fertilizantes,Agricultura de Precisão na Semeadura e Agricultura de Precisão na Aplicação de Defensivos Agrícolas. Para se matricular em qualquer um deles só é preciso acessar o portal: http://ead.senargo.org.br/cursos.

São cursos rápidos, desenvolvidos especialmente para os produtores  goianos, seus filhos, trabalhadores rurais, prestadores de serviço e parceiros do setor rural. Os participantes recebem todos os conhecimentos essenciais sobre a AP, para que possam aplicar, tornando o cultivo inteligente, com mais eficiência técnica e econômica. Carlos Antunes dos Santos, técnico agrícola e estudante de Agronomia em Luziânia (GO), já concluiu os três primeiros cursos e está fazendo agora o quarto. “A Agricultura de Precisão hoje é muito forte e importante para aumentar a produtividade. E o curso do Senar Goiás é bem útil, acrescenta bastante ao que eu aprendo na faculdade”.

APLICAÇÃO PRÁTICA

Elivelto Moura

Elivelto Moura

Em Urutaí, sul goiano, Elivelto Santana de Moura é aluno aplicado do Instituto Federal Goiano e também optou pelo programa do EaD Senar Goiás para reforçar seus conhecimentos sobre a AP. “É um tema do meu interesse pessoal, que está em destaque atualmente. Termino meu curso de técnico agrícola este ano e vou trabalhar com meu pai na fazenda e esse programa online do Senar Goiás sobre a AP ensina de modo claro e objetivo técnicas que podem ser levadas diretamente para a  prática. Gostei da forma como os conteúdos são apresentados. Os vídeos, as fotos, os exemplos auxiliam muito o aprendizado para que a gente tenha o máximo de aproveitamento”.

Elivelto fez os dois primeiros cursos do programa e pretende continuar. “A iniciativa  facilita o acesso ao conhecimento. Eu mesmo moro em uma escola federal voltada para a área agrícola e, ainda assim, não consigo estar sempre em dia com as novas tecnologias. Então recorro aos cursos do Senar Goiás que atendem à minha necessidade”.

agricultura de precisao

“O conteúdo é de fácil aplicação” – Daniel Barreira.

Embora vivendo em Anápolis, cidade de médio porte, Daniel Barreira Dias, também optou pelo ensino à distância do Senar Goiás para conhecer melhor as ferramentas da AP. “Antes, eu tinha receio de não conseguir assimilar nada direito em um curso online, mas agora, vi que dá para aprender muito. Os textos são bem diretos e as videoaulas dinâmicas, não cansam. Além do mais, o conteúdo é de fácil aplicação. Fiz o curso sobre a AP na distribuição de corretivos e fertilizantes para melhorar meu currículo, já que na escola os conteúdos relacionados ao tema são abordados mais superficialmente. Daniel é aluno de uma escola técnica agrícola e recomendou o programa do EaD Senar Goiás aos colegas. “Dez deles já estão matriculados nas próximas turmas”.

Mais informações
http://ead.senargo.org.br/
0800-642-0212