Programa do SENAR BAHIA tem eficácia confirmada e deve ser adotado por outros Estados
Programa do SENAR BAHIA tem eficácia confirmada e deve ser adotado por outros Estados


A metodologia do programa Pro-SENAR, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na Bahia, que trabalha com grupos de propriedades de uma mesma cadeia produtiva para impulsionar a produtividade e rentabilidade do negócio rural, com formação profissional e com assistência técnica, deverá ser desenvolvida em outros Estados. De 24 a 27 deste mês, técnicos das regionais de Santa Catarina, Goiás e do Distrito Federal vão conhecer de perto o programa.
Foi o que ficou decidido nesta segunda-feira, 16/11, em videoconferência do SENAR Brasil com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo, os superintendentes de Santa Catarina, Gilmar Zanluchi, de Goiás, Eurípedes da Costa, do Distrito Federal, Ivo de Souza, e respectivas equipes técnicas.
Ao abrir a videoconferência, o Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara, destacou o compromisso assumido pela entidade de expandir a Assistência Técnica e Gerencial para todo o País. “A nossa metodologia não tem nada a ver com a assistência técnica do passado. Trabalhamos a propriedade como um todo, implementando tecnologias, capacitando o produtor e o trabalhador, com foco na gestão. E é esse modelo que a Bahia vem adequando ao Pro-SENAR”, afirmou Carrara ao passar a palavra para o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda Oliveira, convidado para apresentar o programa.

O Pro-SENAR tem como parceiro os sindicatos rurais dos municípios e trabalha com grupos de 20 propriedades de uma mesma cadeia produtiva. Produtores e trabalhadores participam de cursos de formação profissional e gestão, recebem assistência técnica e ações de promoção social. “Auxiliamos o produtor no que ele precisa para que a propriedade tenha resultado. O produtor precisa aprender a tratar a propriedade como um negócio. Falamos pra ele: aqui não é a sua roça. Aqui é o seu negócio rural, que deve ser sustentável e rentável”, explicou Humberto Oliveira.
O programa, voltado para pequenos e médios agricultores e pecuaristas, já está mudando a realidade nas 10 regiões de atuação na Bahia. O vice-presidente da FAEB citou o exemplo da cadeia de pecuária de leite. “Propriedades que produziam 180 litros, passaram a produzir 800. Aquelas que tiravam 50, hoje chegam a produzir 180 litros de leite”, comemora.
José Zeferino Pedroso e os Superintendentes do SENAR em Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal estão dispostos a adotar o método Pro-SENAR em seus estados e confirmaram a visita de seus técnicos para conhecer o funcionamento do programa e conversar com produtores que estão conseguindo melhorar a produtividade e a rentabilidade.
Quem participa do Pro-SENAR ostenta uma placa na entrada: “Propriedade atendida pelo Sistema FAEB/SENAR e pelo Sindicato Rural”. Daniel Carrara quer que o programa beneficie ainda mais o produtor, o sindicato e a região. “Estamos estudando a possibilidade de criar o conceito de “propriedade certificada”, o que pode ser um diferencial importante para a comercialização da produção de quem participa do Pro-SENAR. É o que já acontece com o programa “Do Rural à Mesa, nossa parceria com o Senac, que compra os alimentos de um grupo de produtores de Alexânia, em Goiás, e utiliza nos restaurantes que mantém em Brasília”, finalizou o Secretário Executivo do SENAR.
Assessoria de Comunicação do SENAR (61) 2109-1379 www.senar.org.br www.facebook.com.br/SENARBrasil www.twitter.com/SENARBrasil
Leia também

"Campo Aprendiz" investe na qualificação de jovens
"Campo Aprendiz" investe na qualificação de jovens

"Não acredito numa retomada de crescimento sem uma atenção real ao setor agropecuário", garante presidente da CNA e do Sistema FAEB
"Não acredito numa retomada de crescimento sem uma atenção real ao setor agropecuário", garante presidente da CNA e do Sistema FAEB

'Sistema CNA teve participação decisiva para o Brasil conquistar novo status sanitário’
'Sistema CNA teve participação decisiva para o Brasil conquistar novo status sanitário’

39ª Expotrês tem novo formato e busca aumentar número de qualificações
39ª Expotrês tem novo formato e busca aumentar número de qualificações