Programa “Do Rural à Mesa” do SENAR vai atender mais produtores de hortaliças

Matheus Ferreira, coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR
A reunião aconteceu na sede do Sindicato de Produtores Rurais e também serviu para mobilizar produtores rurais interessados em aderir ao programa Do Rural à Mesa, inciativa pioneira entre o SENAR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em que os agricultores fornecem hortaliças para o Senac utilizá-los nas refeições preparadas nos restaurantes-escola que a entidade mantém na Capital Federal.
O coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, Matheus Ferreira, apresentou o programa, explicou o funcionamento e destacou os benefícios. “Os agricultores atendidos recebem Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, além de capacitação e certificado de qualidade do produto. Com a orientação do técnico de campo do SENAR e adoção de técnicas recomendadas o programa já tem alcançado bons resultados, com pouco tempo de execução”, declara Matheus, informando que o SENAR apoiará irrestritamente durante dois anos os produtores que participam “Do Rural à Mesa”.
Ele contou que a inciativa tem dado tão certo que o SENAR agendou visitas a mais propriedades de Alexânia para aumentar a adesão ao programa. “Além disso, os produtores rurais atendidos já estão se organizando para criar uma associação para melhorar a comercialização dos produtos. As palestras de hoje, com certeza vão ajuda-los a se organizar”. Matheus Ferreira adiantou, ainda, que a experiência de Alexânia vai ser replicada, em breve, por outras Administrações Regionais do SENAR.

Thiago Campos, engenheiro agrônomo e assessor técnico do SENAR que acompanha o grupo de agricultores, fez palestra sobre aspectos técnicos na produção de hortaliças, e o consultor João Batista, falou de associativismo e organização social.
Os produtores que fazem parte do programa estão entusiasmados. Deodato da Costa Freire diz que agora consegue comercializar a produção. “Antes, eu vendia algumas verduras na rua e na feira, mas quando isso não acontecia eu tinha que jogar muita coisa fora porque não tinha para quem vender. Agora com o programa, está tudo diferente, nós temos assistência em casa e estamos aprendendo muito”, observa o produtor, acrescentando que a visita que fez ao restaurante fez com que ele percebesse os critérios exigidos para utilização e escolha do alimento pelo Senac.
Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-1332
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil