Profissionais que atuam na Extensão Rural de Moçambique, na África, aprendem a metodologia do SENAR Brasil
O método de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)), que entre suas formas de atuação oferece treinamentos nos locais onde produtores e trabalhadores rurais exercem suas atividades, foi um dos motivos da instituição ter sido convidada a repassar a sua metodologia em missão à Nampula, em Moçambique, na África.
A missão faz parte do Programa de Cooperação Tripartite para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical em Moçambique (ProSAVANA) e também contou com a participação de representante da Agência Brasileira de Cooperação.
Durante 10 dias, a Assessora Técnica do Departamento de Inovação e Conhecimento do SENAR, Iara Grillo, e o colaborador Paulo Leal ministraram curso de 28 horas para 30 engenheiros agrônomos, zootecnistas e técnicos em agricultura, todos técnicos do Departamento Nacional de Extensão Agrária de Moçambique. “A capacitação foi focada em aspectos educacionais, formulação de planos instrucionais e na vivência de microaulas visando a aplicação da metodologia do SENAR em suas práticas educativas”, declara Iara, informando que os participantes tiveram acesso à série metodológica do SENAR.
Ela acrescenta que foi notável a capacidade e o esforço dos participantes de um modo geral em assimilar a metodologia da formação profissional. “Isso permitiu excelentes plenárias avaliativas. Foi clara a percepção da importância do uso da metodologia do SENAR em suas práticas extensionistas”, observou.
Avaliação prática
O engenheiro agrônomo e chefe dos Serviços Provinciais de Extensão Rural da Zambézia, José Amândio Lópes, participou da capacitação do SENAR em Moçambique e conversou com a nossa reportagem.
SENAR: Como o Sr. pretende aplicar os conhecimentos adquiridos?
José Amândio Lópes: Irei usar os conhecimentos adquiridos durante a formação para implementação das minhas atividades no dia-a-dia, por meio de práticas de planificação e execução de atividades, seguindo a lógica apreendida. Além disso, vou difundir os conhecimentos para outros técnicos na região onde exerço as minhas atividades de assistência técnica aos produtores. Ao me apresentar para uma audiência/produtores, seguirei a forma de mostrar a importância do assunto a ser tratado para eles. Será útil para uma melhor orientação e avaliação do tipo de matéria a ser tratada, bem como a sua duração.
SENAR: O que mais chamou a atenção durante a capacitação?
A necessidade de planificar para os objetivos. Isto é, a importância de especificar os objetivos gerais, dizer o que deverá ser feito, o que deverá ser entendido por eles, com a ação que se pretende desenvolver.
Sobre o ProSAVANA
Os Projetos desenvolvidos no PROGRAMA ProSAVANA são implementados e coordenados de forma harmoniosa e integrada pelo Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar de Moçambique (MASA), pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
A região do Corredor de Nacala, compreendida pelo ProSAVANA, está situada entre os paralelos 13ºS à 17ºS, no entanto, os distritos-alvo considerados no estudo no âmbito do Programa são: Monapo, Muecate, Meconta, Nampula, Mogovolas, Murrupula, Mecubúre, Ribáuè, Lalaua e Malema na província de Nampula; Cuamba, Mecanhelas, Mandimba, Ngauma, Lichinga, Majune e Sanga na província do Niassa; e Gurué e Alto Molócuè, na província da Zambézia.
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