Piscicultores completam formação com curso de Beneficiamento de Peixes
Piscicultores de Presidente Olegário, em Minas Gerais, fizeram o curso de Criador de Peixes/Beneficiamento, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município.
De acordo com a mobilizadora Iolanda Araújo, os criadores solicitaram essa capacitação quando fizeram o curso com conteúdo focado na criação de peixes e, agora, estão em busca do aprendizado de técnicas de aproveitamento e preparo do pescado para comercialização de seus derivados. Assim, eles também aprenderam a transformar os peixes hambúrguer, quibe e almondegas.
As aulas foram realizadas na cozinha comunitária e tiveram duração de 24 horas/aula. “Foi um dos melhores cursos que tive oportunidade de participar”, contou Arlindo André dos Santos, um dos dez participantes.
Adão Marcos está criando os peixes no sistema de tanque escavado na Fazenda São João, que fica a 20 km de Presidente Olegário. O principal intuito dele é aprender a tirar os filés dos peixes, que pretende vender em separado para aumentar a renda. “Saí satisfeito e com uma bagagem importante”, afirmou.
O gerente do SENAR em Patos de Minas, Sérgio Coelho, destacou que “o conhecimento traz transformações significativas e o fato dos produtores procurarem o Senar Minas para fazerem dois cursos diferentes, que afetam o mesmo negócio, os coloca numa posição de vantagem em relação à concorrência. Mas nossa intenção vai além: ainda podemos oferecer a eles cursos na área de administração, proteção de nascentes, organização comunitária, dentre outros que contribuirão ainda mais com a geração de renda destas pessoas”.
Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.senarminas.org.br