Pessoas da zona urbana são capacitadas para assumirem vagas disponíveis no campo
Leandro Bodnar, de 24 anos, tem muitos motivos para dizer que 2015 foi um ano de muitas realizações. Ele participou do curso de qualificação Operador de trator, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT), em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá, neste segundo semestre. Além dele, outras 18 pessoas também concluíram o treinamento.
Leandro conta que a família tem uma pequena propriedade no Ribeirão do Lipa, zona rural de Cuiabá, e investe em tanques de piscicultura. Na avaliação dele, a qualificação é complementa o curso técnico que ele está fazendo. “Estou no primeiro semestre e alguns conteúdos que vi neste curso só serão repassados no último ano da faculdade. Então já sai na frente dos colegas de sala. Tudo isso é motivo de comemoração”, ressalta.
O superintendente do SENAR/MT, Tiago Mattosinho explica que esta qualificação tem carga horária de 120 horas e o objetivo é capacitar pessoas da zona urbana para assumirem vagas que estão disponíveis no campo. “São pessoas que não têm praticamente nenhuma experiência com o trabalho de mecanização agrícola e, com essa qualificação podem disputar postos de trabalho abertos no campo”, revela Mattosinho.
Segundo o instrutor credenciado junto ao SENAR/MT, João Paulo Barbon, o conteúdo programático da qualificação engloba temas desde manutenção dos tratores e implementos agrícolas a questões operacionais. “Os participantes aprendem a fazer a manutenção do trator, do implemento e o preparo de solo inicial”, explicou Barbon.
Além de Leandro Bodnar, a promotora de eventos, Sirlene Soares, de 46 anos, é outra das integrantes da turma que fez o curso de mecanização. Ela conta que há muito tempo sonhava em operar um trator. “Fiquei sabendo que o Senar-MT oferecia o treinamento, procurei o Sindicato Rural, mas não tinha turma programada em Cuiabá. Fiquei na fila de espera até surgir a oportunidade”.
O presidente Sindicato de Cuiabá, Ricardo Arruda, destaca que a qualificação para o setor de máquinas e implementos agrícolas é reprimida e com a realização deste treinamento que formou 19 profissionais, finalmente começou a ser atendida. “Devido à grande procura programamos a realização de quatro turmas de Operação e manutenção de tratores que foram realizadas no Parque de exposições de Cuiabá”.
Assessoria de Comunicação do Sistema FAMATO/SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br