Parceiros avaliam resultados e traçam metas para Mutirão Rural em 2016
Mais de 16 mil quilômetros percorridos, 40 eventos realizados, 37 municípios visitados, 12.971 pessoas beneficiadas com 51.940 atendimentos, tudo isso em seis meses de trabalho. Estes foram alguns números apresentados pelo coordenador de equipe de projetos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT), Wlademiro Neto, nesta terça-feira (15.12) aos parceiros do programa Mutirão Rural.
Os dados fazem parte do balanço do Mutirão, um dos programas mais antigos e estimados da instituição. Este ano a entidade de ensino reuniu todos os parceiros para apresentar os resultados do programa. A reunião ocorreu no auditório da instituição. A iniciativa é inédita em 19 anos de existência do Mutirão. “Queremos mostrar que o programa transforma a vida do público atendido e os parceiros sãos os principais responsáveis por esta transformação”, afirmou Wlademiro Neto.
De acordo com o coordenador, em 2015 um novo projeto foi implantado pela instituição com objetivo de mensurar a qualidade dos atendimentos do Mutirão Rural. “Nos últimos 15 eventos realizamos uma pesquisa com os participantes que avalia a responsabilidade social da instituição. Nós consultamos mais de 1300 pessoas e parceiros para avaliar o resultado do trabalho e identificar o que a população deseja para o próximo ano. Os resultados foram muito positivos”, antecipa.
Um dos parceiros do SENAR/MT na realização do Mutirão Rural este ano foi o Rotary Club. O representante do governador do Distrito 4440 (Mato Grosso), Altair Ferreira, Antônio Zago, participou da reunião de encerramento e falou da expectativa para 2016. “A parceria com o SENAR/MT continua e muito mais forte. Estamos com um projeto que seria a doação de um veículo equipado com ambulatórios e material médico-hospitalar para as diversas ações do SENAR/MT em áreas rurais”, informou.
Outro parceiro do SENAR/MT foi o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), que inovou em 2015 ao levar o programa Detranzinho para o Mutirão Rural. O programa consiste em jogos sobre o trânsito interativos via internet. “OSENAR/MT está de parabéns não só pelo comprometimento com o trabalho, mas também com os parceiros. O Detran está muito satisfeito com o resultado, mas claro que há necessidade de alguns ajustes no que diz respeito a inclusão digital e o trabalho educativo que realizamos dentro do Mutirão. Acreditamos que 2016 será também um ano de muito sucesso”, afirmou o representante do departamento, José Eudes Malhado.
Para a representante do Procon, Marluce de Souza, a parceria com o SENAR/MT garantiu à instituição a aproximação com um público que até então não tinha alcançado. “Parceria extremamente importante, estamos de portas abertas para a comunidade e o Senar-MT nos ajudou a atingir um público que antes era distante. Precisamos continuar essa parceria e melhorar essas atividades de educação para o consumo”, revelou.
Mutirão 2016 – A reunião também serviu para traçar metas para o ano de 2016. Wlademiro Neto destacou que para o próximo ano a meta é realizar 55 eventos e beneficiar cerca de 17 mil pessoas com aproximadamente 70 mil atendimentos no primeiro semestre do ano. “Com o resultado da pesquisa de responsabilidade social percebemos que o público atendido apresentou interesse em ações de capacitação, saúde e cultura, então, estas áreas receberão atendimento prioritário em 2016″.
Assessoria de Comunicação Sistema FAMATO
http://sistemafamato.org.br/