Negócio Certo Rural contribui para aprimorar negócios em Simonésia e Santana do Manhuaçu
Vinte e cinco pequenos produtores rurais começam neste sábado (21) a segunda etapa do programa Negócio Certo Rural (NCR) em Simonésia. Os participantes da capacitação, homens e mulheres, trabalham com cafeicultura e pecuária de leite em 15 propriedades nos municípios de Simonésia e Santana do Manhuaçu. O objetivo do programa do SENAR Minas é contribuir para a melhoria da gestão da propriedade e dos negócios, além de auxiliar na implementação de novos projetos.
O NCR é executado em etapas, e a primeira delas, de diagnóstico da propriedade rural, foi realizada no último sábado (14) no salão do Sindicato de Produtores Rurais de Simonésia. Nesse momento, os produtores tiveram que identificar as potencialidades e deficiências das atividades produtivas. Na segunda fase, serão sugeridas e avaliadas novas ideias de negócio a partir desse levantamento. Há ainda outras etapas e a previsão é de o programa termine em fevereiro de 2016.
Esta é a primeira vez que o programa é oferecido nessas cidades. “Os produtores estão muito animados e já com o ‘dever de casa’ de fazer o levantamento da propriedade. A ideia de realizar o programa partiu do interesse deles, após cursos de vaqueiro e inseminação, de também participarem de cursos sobre administração rural. O negócio era levado de forma aleatória e agora eles estão dispostos a mudar essa realidade”, explicou a mobilizadora do sindicato, Vanda Lúcia Alves Martins.
Mais do que atender ao interesse dos produtores, o sindicato identificou a necessidade de oferecer o programa, que é mais completo. Segundo o presidente da organização, Sebastião Ferreira Martins Filho, um dos pontos fracos percebidos na região é a falta de organização.
“É tudo feito com base no imaginário. O produtor imagina quanto gasta, imagina qual é o lucro. O diferencial do Negócio Certo Rural é oferecer a oportunidade de aprimorar o negócio. É colocar tudo no papel e analisar. Descobrir se o que eles fazem dá resultado. Eles ficaram surpresos porque já no primeiro momento a gente começa a questioná-los sobre isso, sobre as deficiências e potencialidades”, destacou.
Sebastião do Carmo, de 29 anos, trabalha com cafeicultura e pecuária de leite com a ajuda da esposa e da filha na propriedade de 2,4 hectares em Santana do Manhuaçu. De olho em crescimento, ele está satisfeito com o programa. “Eu produzo café e queria vender embalado para aumentar o lucro. Para isso, vinha pensando em montar uma microempresa de produção de café. No programa eu consigo saber se é viável”, afirmou.
O programa
O NCR tem o intuito de contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação do produtor, tendo como foco o empreendedorismo. Além do diagnóstico da propriedade e identificação de novas ideias de negócios, o NCR ainda inclui outras etapas que auxiliam o participante a organizar e gerenciar a atividade rural, identificando inadequações e potencialidades.
Com carga horária total de 46 horas, o Negócio Certo Rural conta com 40 horas de treinamento e seis horas de consultoria. Para saber mais sobre o Negócio Certo Rural, os interessados devem entrar em contato com o sindicato rural ou entidade cooperada ao SENAR Minas na região.
Assessoria de Comunicação Sistema FAEMG
http://www.sistemafaemg.org.br/