Futuros Produtores conhecem a única Estação Experimental da Basf no Hemisfério Sul
O 4º encontro da turma dois do projeto Futuros Produtores do Brasil iniciou quarta-feira (11) com uma visita na Estação Experimental Agrícola da Basf, em Santo Antônio de Posse (região metropolitana de Campinas-SP). A iniciativa do projeto é da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e patrocínio da Monsanto. A próxima visita será hoje (12) na unidade da Monsanto, em Campinas.
Durante a visita à multinacional, os jovens participaram de uma apresentação sobre a estrutura organizacional, métodos de pesquisas corporativas, produção, soluções funcionais, óleos, gás, tecnologias de ponta e soluções para a agricultura.
De acordo com o gerente da estação, a Basf é uma empresa que busca inovações principalmente para o setor agropecuário. “Realizamos pesquisas para o futuro com processos inovadores com o intuito de fornecer uma produção sustentável”.

Crédito da foto: BASF
Os jovens conheceram o novo sistema de produção de mudas sadias e formação de viveiros – AgMusa lançado pela Basf. Segundo o coordenador da Estação Gustavo Suzuki, a tecnologia garantirá ao produtor mudas com qualidade elevada que incrementem o potencial produtivo dos canaviais.
As mudas de cana-de-açúcar passam por um tratamento exclusivo que confere alto vigor e garantia de sanidade, além de uma identidade genética homogênea para a formação de viveiros. O processo é conduzido na biofábrica na Estação Experimental Agrícola.
O coordenador ainda apresentou ao grupo o Centro de Tecnologias para Tratamento de Sementes. O complexo conta com maquinário de última geração para o tratamento de sementes.
Conforme Gustavo, o Centro de Tecnologias vai contribuir no desenvolvimento de produtos e tecnologias que atendam às necessidades da agricultura brasileira, bem como na prestação de serviços voltados à cadeia de valor sementeira.
De acordo com Suzuki, os principais cultivos a serem analisados são soja, milho, algodão, feijão, trigo, girassol, canola, sorgo e braquiária. “Também vamos trabalhar com o desenvolvimento de novas tecnologias para atender às necessidades dos nossos clientes”, acrescentou.
O diretor de Inovação Ademar De Geroni Júnior fez uma explanação sobre como a química e a adoção de processos inovadores podem conduzir a uma agricultura economicamente sustentável e justa.
Para De Geroni a inovação na agricultura vem ao encontro das necessidades de milhões de produtores que buscam soluções cada vez mais eficazes para garantir que o alimento chegue à mesa do consumidor com qualidade e a preços justos, contribuindo assim para um avanço na segurança alimentar e na saúde da população.
Ainda durante a programação na Estação Experimental os Futuros Produtores participaram de uma palestra sobre defensivos agrícolas, medidas de segurança no trabalho, deveres do produtor rural (empregador) e do trabalhador rural (empregado). E também conheceram o funcionamento dos laboratórios de biotecnologia, de resistências, tecnologia e formulações.
“Participar do projeto Futuros Produtores me capacitou para um futuro profissional promissor. E essa visita à Basf permitiu eu expandir a visão na área de pesquisas e análises dos produtos até chegar na mesa do consumidor. Fiquei surpreso com as tecnologias aplicadas ao melhoramento de sementes. Eu acredito que todo estudante de agronomia deveria conhecer a Basf, pois é uma oportunidade de melhoramento, de capacidade e de entendimento. Ter participado foi muito importante para meu desenvolvimento pessoal e profissional”, disse o estudante de agronomia de Campo Novo do Parecis, Rafael Peter Jacobowski Geier.
O projeto Futuros Produtores do Brasil tem o objetivo de despertar nos jovens, filhos de produtores rurais, o interesse pela sucessão familiar, além de formar novas lideranças no setor.
Assessoria de Comunicação do Sistema FAMATO
www.sistemafamato.org.br