Em Santa Catarina, estudantes participam do Programa Sorrindo no Campo do SENAR
Prevenção e promoção de saúde bucal são objetivos do Programa Sorrindo no Campo, realizado em Monte Castelo, na última semana, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC). As atividades ocorreram no Centro de Educação Infantil Proinfância, onde foram atendidas mais de 150 crianças, entre dois e cinco anos e na Escola Estadual Manoel Ribeiro com as turmas do 1º e 5º ano, entre os estudantes de seis e dez anos.
As crianças foram orientadas pela dentista, Carla Einsfeld, que desde outubro de 2014 vem, por meio de uma parceria entre SENAR/FAESC e Sindicatos Rurais, realizando um trabalho de saúde bucal que já beneficiou centenas de crianças em Santa Catarina. Apenas em Monte Castelo é a terceira vez que o programa visita o município; as outras edições foram realizadas nas Escolas Estaduais Francisco Nicolau Fuck e Pedro Gonçalves Ribeiro.

Durante as atividades, a prestadora de serviço em instrutoria demonstra minuciosamente os procedimentos da escovação bucal, assim como aconselha as crianças sobre a importância da escovação e dos fatores que envolvem a saúde bucal, como uma alimentação saudável e adequada. Além disso, Carla acompanha individualmente a escovação de cada criança e orienta, se necessário, cuidados mais específicos e reparações. “Trabalhar com prevenção e promoção de saúde bucal é muito gratificante, pois temos a oportunidade de levar informações para as nossas crianças para que elas sejam adultos mais saudáveis”, destacou.
As crianças também participam de brincadeiras lúdicas e educativas com a temática saúde bucal e levam para casa um kit contendo escova, pasta e fio dental, um certificado de participação e uma cartilha contendo os três passos para o sorriso saudável: cuidar da alimentação; visitar o dentista periodicamente e escovar os dentes corretamente após as refeições e antes de dormir. Contém também, passatempo e orientações para a família.
Segundo a supervisora do SENAR/SC na região norte, Carine Weiss Carneiro, o programa de saúde bucal é uma oportunidade de incentivar desde muito cedo nas crianças hábitos saudáveis que garantam a qualidade bucal. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Castelo, Gilvani Carneiro Weiss, tudo isso é possível graças às parcerias que acreditam no poder social desse tipo de ação que tem como intuito promover uma saúde coletiva de qualidade.
Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br