Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

Diferenças entre os Cursos Técnicos em Agricultura e Agronegócio do Senar

cursos-tecnicos-agricultura-agronegocio

Entenda as características e escolha seu caminho no agro com o Senar e-Tec.

Quando se trata de construir uma carreira no setor agropecuário, os cursos técnicos em Agricultura e Agronegócio do Senar e-Tec se destacam. Ambos são essenciais para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor brasileiro, mas possuem focos diferentes. Neste blogpost vamos esclarecer as principais diferenças entre eles, ajudando você a conhecer mais cada um e a decidir qual curso melhor atende às suas aspirações profissionais.

curso-tecnico-agricultura

Conheça o Curso Técnico EaD em Agricultura

O Curso Técnico EaD em Agricultura concentra-se no desenvolvimento de competências para o planejamento, execução e controle do processo de produção e mecanização agrícola. Com duração de dois anos, esse curso é na modalidade a distância e adota uma metodologia híbrida, combinando aulas online com presenciais obrigatórias, garantindo assim uma formação completa tanto teórica quanto prática.

Os profissionais formados são preparados para realizar o planejamento estratégico da produção agrícola, implementar as melhores práticas agrícolas com apoio da mecanização, monitorar e controlar eficientemente o processo produtivo e promover uma gestão sustentável. Eles são essenciais na melhoria da produção agrícola, otimizando a eficiência e promovendo a sustentabilidade das práticas agrícolas.

curso-tecnico-agronegocio

Conheça o Curso Técnico EaD em Agronegócio

Já o Curso Técnico EaD em Agronegócio do Senar e-Tec prepara o aluno para a gestão, operação e supervisão de toda a cadeia produtiva do agronegócio. Este curso também tem duração de dois anos, é na modalidade a distância e adota a mesma metodologia híbrida. Porém, a formação abrange desde a gestão do agronegócio até a tomada de decisões estratégicas, planejamento, organização e controle das atividades de gestão e de operação do agronegócio.

Os formados no curso de Agronegócio possuem um papel estratégico no desenvolvimento econômico do país, atuando na gestão de negócios rurais, na supervisão de cadeias produtivas e na implementação de tecnologias para aumentar a eficiência e a produtividade do setor.

alunos do senar sorrindo e mexendo no celular

Principais diferenças entre os cursos

Foco de estudo: o Técnico em Agricultura se concentra na produção agrícola e mecanização, enquanto o Técnico em Agronegócio abrange a gestão e operação de toda a cadeia produtiva.
Objetivo profissional: Agricultura prepara para atuar em diversas frentes na produção agrícola; Agronegócio qualifica profissionais para atuar em vários segmentos da agricultura, com foco em gestão e supervisão.
Atuação profissional: técnicos em agricultura podem atuar diretamente no campo, com foco na produção; profissionais de agronegócio têm um leque amplo de atuação, incluindo gestão de negócios rurais e cadeias produtivas.

Ambos os cursos oferecem uma formação de qualidade, reconhecida pelo MEC e alinhada às necessidades do mercado de trabalho. A escolha entre Agricultura e Agronegócio depende dos seus interesses profissionais e da carreira que deseja construir no setor agropecuário. Clique para conhecer mais sobre cada curso e iniciar a construção do seu futuro profissional no agro.