Cursos do SENAR levam esperança a comunidades
Em tempos de vacas magras, com a agricultura e a pecuária sofrendo os efeitos de quase cinco anos de seca, os cursos de SENAR tem sido uma das únicas esperanças de sobrevivência para famílias no interior potiguar. E a resposta dessas comunidades, como não poderia deixar de ser, é pedir sempre novos cursos, como aconteceu neste fim de semana na comunidade do Gravatá, em Santo Antônio.
Uma das maiores entre as mais de 60 comunidades da região de Santo Antônio, Gravatá recebeu no último sábado (7) certificados de conclusão do curso de Artesanato em Vagonite e Artesanato em Pintura em Tecido entregues pelo mobilizador José Cícero de Oliveira, o Cição; a mobilizadora Calina Lígia de Oliveira; o presidente da Associação Comunitária de Gravatá, João Maria Cândido e pela gerente de Aprendizagem Rural do SENAR/RN, Maluh Madruga.
Além da exposição de lindos trabalhos em Vagonite e pintura sobre tecido, uma feirinha com comidas preparadas por ex-alunas de cursos do SENAR na área de gastronomia marcou a entrega dos certificados.
Atualmente, a comunidade do Gravatá luta para contar com uma cozinha toda equipada a fim de que as mulheres da comunidade possam criar produtos com rótulo próprio e revendê-los na região como opção para aumentar a renda das famílias.
Para quem ainda não sabe, Vagonite é um bordado executado sobre um tipo de tecido que possui fios que se sobrepõem mais frouxos sobre uma base lisa, permitindo que a linha do bordado seja introduzida por cima e por baixo desses fios, produzindo efeitos especiais no desenho.
Segundo a mobilizadora Calina Lígia de Oliveira, esse curso em especial produziu grandes talentos nas artes do bordado e da pintura e a necessidade de uma organização dessas trabalhadoras para melhor difundir e comercializar o resultado do trabalho. “E, acreditem, são pequenas obras de arte de encher os olhos”, elogia Calina.
Para a gerente de Aprendizagem Rural do SENAR/RN, Maluh Madruga, “os cursos são uma ferramenta importantíssima de motivação para as trabalhadoras que enxergam no estudo e no trabalho uma fonte de realização”.
Assessoria de Comunicação SENAR/RN
http://www.senarrn.com.br/