Curso Técnico em Agronegócio do SENAR transforma a vida de um jovem que vivia frustrado na cidade
Bem articulado, cursando faculdade de Direito, a primeira vista Gabriel Louzada parece ter o perfil exato de um jovem típico e bem inserido no contexto do grande centro industrial onde nasceu e sempre viveu. Mas Gabriel não estava totalmente feliz com o cenário profissional vislumbrado para ele em Volta Redonda, sul fluminense. Seu sonho sempre foi outro. “Não venho do campo, muito menos meus familiares, no entanto sou apaixonado pelo campo, pela pecuária e agricultura. Sempre quis atuar na área, ter uma propriedade”.
Apesar dessa paixão, as circunstâncias haviam levado Gabriel a trilhar outro caminho, até que surgiu a chance dele mudar totalmente o rumo de sua vida. E não perdeu tempo. “Vi na internet o anúncio sobre o Curso Técnico em Agronegócio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Era a minha oportunidade! E decidi pelo SENAR por sua seriedade, pelo apoio que dá ao homem do campo e por sua abordagem da propriedade rural como uma empresa, rentável e lucrativa. O SENAR trabalha para que o jovem permaneça no campo, ao invés de sair para as grandes cidades. E eu desejo o contrário, quero sair da cidade para investir no campo”.
Gabriel é um dos alunos do polo de apoio presencial da Rede e-Tec Brasil no SENAR em Barra Mansa (RJ). Aprovado no segundo processo seletivo do Curso Técnico em Agronegócio, ele iniciou suas aulas em agosto último e está muito satisfeito. “Só tenho elogios. A qualidade do material e do conteúdo é sem igual, assim como suporte dado pelos tutores e coordenadores. Nunca tinha recebido um material didático com essa qualidade em nenhum dos cursos que já fiz e nem mesmo na faculdade. Antes mesmo de me formar já vou ter condições de entrar pro ramo”.
Semi-presencial e gratuito
Lançado no início deste ano o curso da Rede e-Tec Brasil no SENAR é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como técnico de nível médio. Com duração de dois anos, é totalmente gratuito e voltado para a realidade do campo, em termos de conteúdo e formatação. Tanto que adotou a modalidade semi-presencial, para facilitar o acesso dos alunos.
A maior parte das aulas é disponibilizada no portal http://etec.senar.org.br/ e os participantes ainda recebem o conteúdo em apostilas e DVDs. Mas também constam no curso 20% de aulas presenciais nos polos de apoio, além de visitas técnicas a propriedades rurais e empresas do setor agropecuário.
A Rede e-Tec Brasil no SENAR já conta com 43 polos de apoio presencial, alcançando 18 estados do país: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
Leque de oportunidades
Marcelo Graça, economista pós-graduado em gestão da propriedade rural é tutor de quatro disciplinas no polo de Barra Mansa. Assim como Gabriel, está muito entusiasmado pela proposta do curso de trabalhar a propriedade rural com enfoque empresarial e também com a qualidade do conteúdo e do material didático.
“Esse curso do SENAR abre um leque de oportunidades extraordinário para quem deseja atuar como um profissional do campo. O material é excelente, com temas pontuais, de fácil entendimento, traz um conhecimento muito grande. E as aulas presenciais e visitas técnicas enriquecem ainda mais o curso. A proposta é dar ao aluno condições de conhecer toda a cadeia produtiva, antes, durante e dentro da porteira”.
O professor também destaca o nível dos alunos. “A interação é muito grande, o nosso público tem uma mescla de estudantes, profissionais de outras áreas e pessoas do setor, já com experiência em agropecuária, o que torna o curso bem mais interessante. Esses alunos trazem uma colaboração muito grande e até nos forçam a preparar as aulas com mais empenho”.
Gabriel, sem dúvida, é um aluno dedicado e interessadíssimo. “Meu maior objetivo é me tornar um pecuarista que trabalhe de forma sustentável e inteligente. O Curso Técnico em Agronegócio é o passo inicial dessa jornada. Estou adquirindo o conhecimento e aprendendo técnicas que vão me dar as condições que preciso”.
Para ele, o agronegócio é a porta para um grande futuro. “A produção brasileira avançou muito com a ciência e a tecnologia, colocando o Brasil entre os maiores produtores de alimentos do mundo. E o SENAR, com certeza, contribuiu para isso, com a formação profissional que vem oferecendo ao homem do campo”.
Para conhecer o curso, acesse: http://etec.senar.org.br/
Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil