Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

Curso Técnico em Agronégocio abre novas portas de acesso ao ensino no meio rural

Participantes durante a aula inaugural no polo de São José

Participantes durante a aula inaugural no polo de São José

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) ingressou efetivamente na educação formal, com o início das aulas do primeiro Curso Técnico em Agronegócio, por meio do programa Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação, no último fim de semana. O curso é disponibilizado, em sua grande parte, na modalidade a distância, mas o aluno também deve comparecer no polo de apoio presencial onde está matriculado para fazer prova, aulas práticas e eventuais encontros.

Com duração de dois anos, o curso é gratuito e voltado para a realidade do campo. O objetivo é formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio para atender os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira.

Em Santa Catarina, as aulas inaugurais foram realizadas nos polos situados no Sindicato Rural de São Joaquim com a presença do presidente do Conselho de Administração do SENAR/SC José Zeferino Pedrozo; no polo de São José com a participação do superintendente do SENAR/SC Gilmar Antônio Zanluchi e do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) José Walter Dresch; e no Sindicato Rural de Fraiburgo com a presença do presidente do Sindicato Angelo Benincá. As aulas inaugurais também contaram com a presença de outras autoridades como prefeitos, vereadores e secretários municipais de educação.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do SENAR/SC, José Zeferino Pedrozo, este novo instrumento de educação a distância terá efeito direto na elevação da eficiência produtiva, da qualidade de vida e, por extensão, na retenção das famílias no campo. “Nas aulas inaugurais tivemos excelente participação, o que comprova a demanda profissional do setor. Este é o primeiro passo, pois se todos se engajarem no programa logo implantaremos o curso universitário”, antecipou.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que os conteúdos instrucionais e pedagógicos foram elaborados a partir das características humanas e culturais do ambiente rural. “Por isso, serão apreendidos com mais facilidade pelos educandos”. O Senar está iniciando uma nova fase na estrutura educacional, abrindo novas portas de acesso ao ensino técnico e tecnológico para homens e mulheres do meio rural, porque a educação de qualidade é a melhor forma de inclusão social e melhoria da qualidade de vida no campo.

SÃO JOAQUIM

news12_2

Em São Joaquim são 35 alunos que terão aulas presenciais uma vez na semana, nas quintas-feiras, no período noturno. Durante dois anos, aprenderão nas aulas práticas e teóricas as principais técnicas para trabalhar no setor, a exemplo de como planejar e executar atividades de gestão do negócio rural. “Temos alunos do Rio Grande do Sul e outras cidades de Santa Catarina, como Urupema, Lages e São Ludgero, por exemplo. Foi uma grande conquista para São Joaquim e região e estamos muito felizes de contribuir para fomentar o desenvolvimento rural e, consequentemente, a permanência do homem no campo”, salientou o presidente do Sindicato Marcos Pagani.

Para a produtora rural e aluna, Maisa Nunes Luenember, o curso é inédito para o aperfeiçoamento técnico, uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. “Precisamos valorizar e prestigiar para que este seja o início de outros que podem torna-se realidade na região”.

Segundo a gerente do Sindicato Rural de São Joaquim, Dayse Beltrame, esse será o primeiro passo à educação formal. “Nosso objetivo é expandir para outras áreas e futuramente investir no ensino superior”, afirmou.

BRASIL

Os encontros aconteceram nos 17 polos de apoio presencial localizados em oito Estados: Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Santa Catarina, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br