Avicultores aprendem Boas Práticas para fabricação de ovos de codorna
O SENAR Minas, em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo de Minas realizaram, em Jesuânia, o curso Boas Práticas na Produção e Comercialização de Ovos.
De acordo com a mobilizadora Regina Célia Paiva Sallum, os avicultores decidiram fazer o treinamento para obterem o selo do SIE – Serviço de Inspeção Estadual. Com ele, é possível comercializar os ovos em todo o estado de Minas Gerais.
A capacitação, que teve como instrutora Carolina Fontes Prezotto, abordou a legislação e o registro junto aos órgãos de inspeção e rotulagem, noções de microbiologia e infecção alimentar, sanidade avícola, limpeza e higienização das instalações, seleção e classificação dos ovos, transporte, controle de pragas e doenças, qualidade da água e como dar destinação correta aos resíduos líquidos e sólidos.
Joaquim Natal da Silva foi um dos alunos do curso. Ele tem 1200 aves e produz mais de 500 ovos por semana no Sítio Bela Vista, na própria Jesuânia. Segundo Joaquim, os ovos são vendidos na cidade e em Lambari. Ele diz que o curso foi muito proveitoso e atendeu todas as expectativas: “eu fiz o treinamento para melhorar a minha produção e também para obter o selo do IMA; com ele consigo expandir minha participação no mercado”.
Assessoria de Comunicação FAEMG
http://www.faemg.org.br