Aulas externas presenciais, uma experiência enriquecedora do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR
Nos últimos meses, os alunos do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR tiveram a oportunidade de frequentar aulas presenciais externas do curso. Realizaram diversas visitas a unidades produtivas e estão fechando o semestre com uma “bagagem” de férias repleta de informações e muito conhecimento.
Os alunos do Polo de Sumidouro participaram de aulas presencias externas em uma agroindústria de Cachaça, a Sinhã Brasil, depois conheceram a maior hidroponia do Brasil, a HidroBalança, além da Estufa Cynésio. Encerraram o semestre visitando o Sitio Solticio onde viram a produção de produtos orgânicos e Sitio Ouro Verde onde participaram de um dia em uma unidade de produção de agricultura convencional.
Já estamos programando as aulas presenciais do próximo ano. Temos que manter o nível das atividades práticas, que é o grande diferencial de nosso curso e comum a todas as nossas ações:a vivência prática no campo”, declarou Rose Kennedy, Coordenadora do Polo de Sumidouro.
Rose, também destaca o trabalho dos tutores e das empresas rurais que abriram as suas portas para as atividades práticas, além da parceria da Prefeitura com o Sindicato Rural para a realização do curso, na figura do próprio Prefeito Juarez Corguinha e de suas secretarias, Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, além de outros parceiros como a CAPSUL ( Cooperativa Agropecuária de Sumidouro), AAPMELS ( Associação de Apicultores e Meliponicultores do Sumidouro) e Emater –Rio, escritório local de Sumidouro.
Os alunos que estão cursando o Segundo Semestre no polo de Barra Mansa também tiveram um período agitado, participaram de aulas de campo visitando: um viveiro de mudas e sementes nativas. Tiveram um encontro com o Presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca, Rodolfo Tavares, e o Presidente da Cooperativa de Nossa Senhora do Amparo, Teodoro Carlos de Andrade. Visitaram uma propriedade leiteira em São Joaquim, um pesqueiro em Falcão e também conheceram uma granja de aves da Rica em Passa Três.
Já os calouros que estão no primeiro semestre, conheceram uma grande propriedade leiteira com foco em genética, uma estufa para produção de hortaliças em Santa Rita de Cássia, e a Fazenda Resgatinho em Bananal, com moderno canavial para atender o alambique próprio.
“As aulas externas tornam o conhecimento teórico muito mais fácil de entendimento. Além de viverem a prática de uma unidade de produção que será o ambiente de trabalho do Técnico em Agronegócio”, afirmou o Coordenador do Polo de Barra Mansa, Adilson Rezende.
Adilson também destaca a reestruturação física do Sindicato Rural de Barra Mansa, onde fica localizado o polo de apoio presencial, com obras de ampliação e investimento em tecnologia que deverão começar durante as férias do alunos, já como um preparativo para a Faculdade CNA que será implantada em 2017.
“Apesar do cenário indeciso de nosso país, o Sindicato Rural de Barra Mansa, assumiu este compromisso no desenvolvimento com a capacitação profissional e junto com o SENAR e outros parceiros, como Prefeitura, Secretaria de Agricultura, Emater e outros, continua fazendo a sua parte”, enfatizou.
Com o encerramento das atividades, os alunos se preparam para as últimas avaliações já pensando nas confraternizações.
Os alunos de Barra Mansa , ao invés do tradicional, amigo oculto, promoveram uma campanha de Natal solidário, doando produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis para um abrigo de idosos, no município.
“Uma das mudanças que o ensino formal trouxe para a instituição é esta convivência escolar do aluno. Os encontros presenciais e a convivência no polo, promoveram uma integração e união do grupo de alunos, equipe pedagógica, administrativa e tutores, tão importante para o processo educacional e muito diferente do distanciamento que encontramos na maioria dos cursos a distância. Acreditamos que estamos no caminho certo para uma educação que vai permanecer na vida profissional e pessoal dos alunos formados no Curso Técnico em Agronegócio”, finalizou Raquel Lima, Coordenadora Regional da Rede e-Tec.
Encerrando as atividades, os alunos que precisarem, ainda terão um período de recuperação de 25/01 a 30/01, retornando as aulas no dia 01 de março de 2016.
Assessoria de Comunicação FAERJ
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