Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

Aulas de campo já garantem estágio para alunos do curso Técnico em Agronegócio do SENAR Sergipe

mosaico_sergipe2

A disciplina Técnicas de Produção Vegetal, do curso Técnico em Agronegócio do  SENAR Sergipe levou a campo 150 alunos em diversas regiões do Estado, no último final de semana,  onde conheceram experiências bem sucedidas do agronegócio.

alunos_do_polo_de_araua_visita_sao_domingos5

Alunos do polo Arauá visitam São Domingos

Tutores dos quatro polos da Rede eTec Brasil do SENAR, no Estado – Aracaju, Arauá, Carira e Tobias Barreto – levaram os alunos para conhecer na prática, o que aprendem em sala de aula. Os estudantes do polo de Arauá estiveram com o tutor Júlio Renovato, no povado Tapera, na cidade de São Domingos, distante 45 quilômetros da capital sergipana, Aracaju, onde visitaram um produtor que trabalha com foco na sustentabilidade ambiental. “Eles tiveram oportunidade de conhecer a produção de citrus, além de nutrição e fertilidade do solo e metodologia para coleta de amostra do solo”, contou o tutor.

Um dos que participou das visitas técnicas, foi o aluno do curso e servidor público, Alisson Monteiro de Lima, 39 anos. Ele é matriculado no pólo de Arauá e mesmo estando no 1º semestre já percebe que a cada viagem, mais conhecimento é adquirido. No dia 31 de outubro ele também participou de uma visita técnica na cidade Indiaroba, para conhecer o funcionamento da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Indiaroba e Região. “As viagens agregam mais conhecimento. Ter contato com quem já está no setor agropecuário me deixa mais animado e com a certeza que se eu investir existe grandes possibilidades de realizar meus sonhos”.

Os alunos do polo de Carira visitaram a Fazenda Tradição, localizada na mesma cidade. André Luiz Santos Mendes, 29 anos, é formado em Direito, mas não perdeu tempo quando as inscrições foram abertas. Ele está no 1º semestre do curso Técnico em Agropecuária. Com mais 34 colegas e o tutor Flávio Silva, eles  foram a  uma propriedade de bacia leiteira.

“Na primeira visita dia 31 de outubro, conhecemos o funcionamento de uma fábrica de leite – análise, resfriamento e armazenamento. Conhecemos a produção do início ao fim, os ingredientes selecionados, o rigoroso controle durante todo o processo e as boas práticas de fabricação”, detalhou. Nesta última aula de campo, o aprendizado também foi importante. “Fomos visitar o maior produtor de leite de Sergipe e foi bastante proveitoso, pois conhecemos o processo de silagem, que se baseia na conservação de forragem para alimentação animal. Foram duas visitas e uma complementou a outra, fechamos um ciclo” assegurou André Luiz. Ele ainda complementou analisando que o curso engrandece seu curriculum e está valendo a pena participar.

polo_de_carira_visita_fazenda_em_carira4

Alunos do polo de Carira na Fazenda Tradição

De acordo com o tutor Flávio Silva, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo processo de produção do leite, além de assistir os depoimentos e conhecer experiências que foram compartilhadas pelos proprietários das fazendas.

Para o superintendente do Senar Sergipe, Denio Leite ver a satisfação dos alunos é um reconhecimento que não tem preço. “Colocar 150 alunos, simultaneamente, em campo não é      tarefa fácil, mas acompanhar o desempenho, estímulo e empolgação deles  quando estão nas visitas técnicas compensa todo o trabalho da nossa equipe.

Estágios
Joel Santos Araújo é proprietário da Sergipe Citrus e é daqueles que gosta de receber visitas, pois considera um momento de aprendizado. “A cada encontro trocamos ideias e com as perguntas que os estudantes fazem também aprendemos e trocamos informações”, observou. Ele ainda pontuou que “os alunos do e-Tec são jovens e com sede de aprender, por isso, minhas portas estão sempre abertas para recebê-los”.

Os estudantes se mostraram tão interessados que Joel Santos ofereceu algumas vagas de estágios na Sergipe Citrus. “Considero que o aluno aprende no estágio, mas nós aprendemos muito mais com eles, pois nunca sabemos tudo, estagiário novo é conhecimento que chega, por isso ofereci vagas de estágio para quem tivesse interesse”, afirmou Joel Santos.

O supervisor de produção da Betânia, empresa do Grupo CDL Alimentos, Daniel Silva fez questão de recepcionar os alunos da Rede e-Tec na fábrica. “Eles chegam cheios de dúvidas e ávidos por aprendizado, é por isso que fazemos questão de mostrar todos os processos da fábrica e ao final fazer uma roda de conversa para ninguém sair com dúvidas”.

Daniel além de ofertar vagas de estágio para os alunos do e-Tec tem interesse em que funcionários da empresa façam o curso Técnico em Agronegócio. “Ao ter contato com os estudantes e o tutor, percebemos que o curso é de alta qualidade, então, pedi ao tutor que nos avise quando as inscrições forem abertas, pois desejamos que alguns funcionários possam participar”.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SE
www.senarsergipe.org.br