Anúncio de chuva alegra os produtores da região de Sorriso
Cerca de 400 pessoas lotaram o auditório do Sindicato Rural de Sorriso para acompanhar o Fórum Soja Brasil – Safra 2015/2016, uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso – SENAR/MT, do Canal Rural e diversos outros parceiros. O debate aconteceu na noite desta segunda-feira (16.11) para tratar de temas que preocupam produtores de Mato Grosso e do país, como mercado e clima. Toda programação foi transmitida ao vivo em rede nacional de televisão e pela internet.
“Tivemos a casa cheia tanto no período da tarde, durante as oficinas, como a noite, no Fórum. O produtor atendeu ao nosso chamado para ter informação. Temos tecnologia, doenças e pragas novas a cada dia e ainda temos vários modelos de comercialização. Isso sem falar no clima que também vem mudando muito, ou seja, os temas do Fórum Soja Brasil vieram ao encontro das nossas necessidades”, ponderou o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Lenz.
A notícia de que as chuvas devem se regularizar em Mato Grosso em meados de dezembro animou os produtores rurais, estudantes universitários e o público em geral que acompanhou o Fórum. O meteorologista Celso Oliveira foi o portador da boa nova, convidado para participar do painel El Niño: prognóstico do clima para a soja.
“O padrão ainda está complicado agora, mas na última semana de novembro começa uma chuva mais generalizada e há uma expectativa a partir da segunda ou terceira semana de dezembro de regularização das chuvas em Mato Grosso, que vai pelo menos até o final do verão”, anunciou o palestrante.
Em virtude do fenômeno El Niño, o meteorologista explicou que dois fatores estão prejudicando a regularidade das chuvas no país, neste ano: os ventos fortes estão represando as frentes frias no Sul, onde chove muito, mas somente lá, e a umidade da Amazônia, que está mais fraca que o normal. O centro norte de Mato Grosso encontra-se em uma área, com previsão para o próximo trimestre, de chuvas abaixo da média.
O outro painelista, o consultor econômico especialista em agronegócio Flávio França Júnior, ampliou a expectativa dos participantes quanto ao sucesso da próxima safra de soja. “Anos de El Niño, geralmente, trazem safras boas para a América do Sul. Além disso, temos um consumo crescendo a uma taxa média maior do que a de produção. Momentaneamente, temos uma sobre oferta, mas estamos numa fase de transição e, isso não vai demorar para mudar. Já temos 43% de vendas antecipadas com renda favorável. Economia mundial crescendo, em torno de 3,5%, e tendência de câmbio alto, embora tenha muita coisa para acontecer ainda”, pontuou.
A Caravana Soja Brasil, projeto que acompanha a safra de soja em todo o Brasil, acontece em 20 municípios de Mato Grosso neste ano. O SENAR/MT é realizador do evento desde 2012. “Esse belo trabalho estabelecido pela parceria doSENAR/MT e o Canal Rural foca, neste ano, em temas essenciais para o produtor, que são o manejo de pragas e a aplicação de defensivos. Uma das importâncias maiores que o ser humano precisa é, depois que nasce, sair em busca do conhecimento. Isso faz parte de toda a história, inclusive no agronegócio”, destacou o diretor administrativo da Famato, Nelson Piccoli.
Assessoria de Comunicação Sistema FAMATO
http://sistemafamato.org.br