1. Semeando Saberes: O Compêndio da Formação Técnica Profissionalizante do Senar

O que é um compêndio?

Um compêndio é uma coleção concisa de informações sobre um determinado assunto ou temática. É estruturado de maneira a facilitar a consulta rápida e o acesso a informações sobre um assunto. Pode ser usado como um recurso de referência para obter uma visão geral ou um entendimento mais aprofundado de um tópico específico.

1.1 Como este compêndio está organizado

O Compêndio da Formação Técnica Profissionalizante do Senar é uma obra organizada pela Administração Central, que visa fornecer informações e recursos essenciais para o conhecimento e operação dos cursos técnicos em todo o país.

Composto por seis volumes, este compêndio aborda os principais aspectos relacionados à formação técnica, desde a história e missão do Senar, os cursos oferecidos, as formas de organização e operacionalização, até os regulamentos, regimentos, planos de cursos específicos e guias de operação.

Destacamos que cada um dos seis volumes foi organizado de maneira independente, facilitando assim as pesquisas e a sua utilização.

Nesta apresentação, que intitulamos Semeando Saberes, além da introdução dos seis volumes do compêndio, estarão descritas as melhores práticas e os desafios apontados pelas Regionais do Senar nos seis workshops da formação técnica profissionalizante realizados de forma presencial nos meses de março, abril e maio de 2023.

Os workshops foram uma oportunidade valiosa para fortalecer a formação técnica profissionalizante do Senar, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado, a troca de conhecimentos e a busca por soluções inovadoras entre as Administrações Regionais e a Administração Central. Parte deste compêndio foi organizado como resultado desses encontros.

A seguir, apresentamos um breve resumo do que será abordado em cada um dos volumes do compêndio e os principais resultados – desafios e melhores práticas – dos workshops.

1.1.1 O que é o Senar

O volume O que é o Senar do Compêndio da Formação Técnica Profissionalizante do Senar apresenta os principais elementos relacionados à atuação do Senar e sua importância na formação profissional, promoção social e assistência técnica e gerencial no setor rural.

Fonte: Elaborado pelo autor (2023).

Nele, são abordados os seguintes temas:

  • O que é o Senar: neste capítulo, é explicado o papel e a importância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
  • Breve história do Senar: aqui é traçado um panorama histórico do Senar, destacando sua evolução ao longo dos anos e seu papel fundamental no fortalecimento do setor rural no Brasil. São mencionados marcos importantes e conquistas relevantes para contextualizar a trajetória do Senar.
  • Público-alvo: neste capítulo, é identificado o público-alvo do Senar, que engloba trabalhadores rurais, produtores, suas famílias e colaboradores.
  • Áreas de atuação: são apresentadas as três áreas finalísticas de atuação do Senar: promoção social, formação profissional e assistência técnica e gerencial.
  • Setor rural e mercado de trabalho: neste capítulo, é abordada a importância da formação técnica profissionalizante para o setor rural, destacando as demandas e oportunidades existentes no mercado de trabalho para os profissionais qualificados. São mencionadas as tendências e perspectivas do mercado rural atual.
  • Saiba mais: ao final do volume, são apresentadas informações sobre como acessar mais recursos e materiais complementares no site do Senar, como o e-Tec, a série metodológica e outros, ampliando as possibilidades de aprofundamento e atualização dos conhecimentos relacionados à formação técnica profissionalizante.

1.1.2 Formação técnica profissionalizante do Senar

Fonte: Elaborado pelo autor (2023).

O volume Formação Técnica Profissionalizante do Senar aborda uma série de tópicos relevantes para compreender a história, conceitos, estrutura e cursos oferecidos nessa formação.

A seguir, detalharemos cada um desses assuntos:

  • História da formação técnica profissionalizante: neste capítulo é traçada uma breve história da formação técnica profissionalizante, com destaque para o ano de 2012, que marcou a implantação do projeto da formação técnica profissionalizante do Senar, com a definição do modelo educacional e a criação da rede de ensino composta pelos centros de excelência e polos. Em especial é abordada a organização para oferta de cursos na modalidade a distância (EaD).
  • Conceito de formação profissionalizante: aqui é apresentado o conceito de formação profissionalizante adotado pelo Senar, enfatizando a necessidade de formar profissionais com o perfil adequado para atender à demanda nacional. São abordadas questões relacionadas à legislação, formação por competência e a aprendizagem do estudante adulto.
  • Administração Central e Administrações Regionais: neste capítulo, são detalhadas as redes de ensino do Senar, incluindo os centros de excelência e os polos de ensino presenciais. É explicada a estrutura organizacional que permite a coordenação e a oferta dos cursos técnicos em todo o país.
  • Formação técnica presencial e a distância: aqui são apresentadas as modalidades de formação técnica oferecidas pelo Senar, tanto na forma presencial como na modalidade a distância. Além disso, são destacadas as características de cada uma e como ambas se complementam para atender às necessidades do meio rural.
  • Cursos ofertados: neste capítulo, são listados e descritos os cursos técnicos oferecidos pelo Senar. São abordadas as principais áreas de atuação.
  • Componentes dos cursos técnicos: neste capítulo, são detalhados os componentes que fazem parte dos cursos técnicos rurais, incluindo os polos presenciais, os cursos, unidades curriculares, avaliações, recursos didáticos etc.
  • Concepções pedagógicas e metodológicas: aqui são exploradas as concepções pedagógicas adotadas pelo Senar, ressaltando a importância da aprendizagem por meio de itinerários formativos, competências e habilidades, bem como diferentes cenários de aprendizagem presencial e a distância.

1.1.3 Planejamento da oferta dos cursos técnicos profissionalizantes

O volume Planejamento da oferta dos cursos técnicos profissionalizantes do Compêndio Formação Técnica Profissionalizante do Senar aborda o planejamento da oferta de cursos técnicos.

Fonte: Elaborado pelo autor (2023).

A seguir, detalharemos cada um dos principais assuntos abordados:

  • Planejamento da oferta de cursos técnicos: neste capítulo, são apresentados os processos de planejamento da oferta de cursos técnicos profissionalizantes do Senar em âmbito nacional e regional, diferenciando-se o que cabe à Administração Central e às Administrações Regionais.
  • Infraestrutura física, humana e tecnológica: aqui são detalhadas a infraestrutura física dos Centros de Excelência e dos polos presenciais. Também são destacados os recursos humanos e tecnológicos necessários para a oferta.
  • Prospecção, divulgação e processo seletivo: neste capítulo, são apresentados os processos seletivos para ingresso nos cursos técnicos. Também são discutidas as estratégias de parcerias com sindicatos e a realização dos processos seletivos duas vezes ao ano.
  • Seleção dos cenários de aprendizagem: neste capítulo, são discutidos os critérios e processos para a seleção dos cenários de aprendizagem das atividades práticas dos cursos técnicos. São apresentadas as diretrizes para a escolha de locais que proporcionem vivências reais aos estudantes, como propriedades rurais, empresas e instituições parceiras.
  • Certificação e diplomação: neste capítulo, são discutidas as pesquisas com os egressos e os procedimentos para a certificação e diplomação dos aprovados.
  • Formação inicial e continuada dos profissionais que atuam nas ofertas: aqui são apresentadas as ações de formação inicial e continuada dos profissionais que atuam na oferta dos cursos técnicos, abrangendo instrutores, tutores, coordenadores e secretários. São destacadas as iniciativas de capacitação e aprimoramento pedagógico, para garantir a excelência do ensino.
  • Mapeamento de novas oportunidades, parcerias e inovações: neste último capítulo, são exploradas as possibilidades de identificar novas oportunidades de cursos técnicos, de estabelecer parcerias com instituições e empresas do setor e de implementar inovações que agreguem valor à formação profissionalizante do Senar.

1.1.4 Portfólio dos cursos técnicos profissionalizantes

Fonte: Elaborado pelo autor (2023).

No volume Portfólio dos cursos técnicos profissionalizantes são detalhados os cursos técnicos oferecidos pela instituição. Cada um dos cursos é abordado de forma individual, com o seu plano de curso específico.

A seguir, detalharemos os principais assuntos abordados:

  • Plano pedagógico institucional do Senar: neste documento, a metodologia dos cursos é explicitada, incluindo fundamentos teóricos, recursos instrucionais, avaliação, itinerários formativos e organização curricular. Por fim, são mencionados o material didático, os cursos oferecidos e as vagas disponíveis.
  • Projeto Institucional: este segmento detalha o projeto que fundamenta a existência e operação do Senar, incluindo a justificativa para a implementação do projeto e os objetivos gerais e específicos. Também fornece uma descrição aprofundada da metodologia a ser adotada, a partir de fundamentos teóricos, recursos instrucionais e métodos de avaliação. Além disso, explora os itinerários formativos e a organização curricular da instituição, discute os materiais didáticos e aborda a oferta de cursos e vagas.
  • Guia de elaboração perfil profissional - Cursos técnicos: é um documento desenvolvido pelo Senar com a finalidade de contribuir com o trabalho realizado pelo Comitê Técnico que tem a função de fórum consultivo. Neste documento são apresentadas todas as orientações relevantes de forma clara e objetiva para que todos os objetivos pedagógicos sejam alcançados.
  • Curso Técnico em Agronegócio: aqui é apresentado o plano do curso Técnico em Agronegócio, que visa formar profissionais habilitados na execução das ações de gestão e de operação no conjunto da cadeia produtiva do agronegócio. São abordados desde o perfil profissional, definido pelo Comitê Técnico Nacional, até as competências a serem desenvolvidas, os módulos e suas respectivas unidades curriculares.
  • Curso Técnico em Florestas: aqui é apresentado o plano de curso do Técnico em Florestas, cujo objetivo é formar profissionais com capacidades técnicas para participar do planejamento, além de executar e controlar os processos de produção florestal, visando ao desenvolvimento de povoamentos florestais cultivados e a preservação de florestas nativas no contexto brasileiro. São abordados desde o perfil profissional, definido pelo Comitê Técnico Nacional, até as competências a serem desenvolvidas, os módulos e suas respectivas unidades curriculares.
  • Curso Técnico em Fruticultura: neste capítulo, é detalhado o plano do curso Técnico em Fruticultura, que tem como objetivo formar profissionais para planejar, executar e controlar os processos da cadeia produtiva da fruticultura brasileira. São abordados desde o perfil profissional, definido pelo Comitê Técnico Nacional, até as competências a serem desenvolvidas, os módulos e suas respectivas unidades curriculares.
  • Curso Técnico em Zootecnia: neste capítulo, é detalhado o plano do curso Técnico em Zootecnia, que tem como objetivo formar profissionais com capacidades técnicas para aplicar os procedimentos relacionados à produção pecuária e ao processamento de alimentos de origem animal, visando ao setor agropecuário brasileiro. São abordados desde o perfil profissional, definido pelo Comitê Técnico Nacional, até as competências a serem desenvolvidas, os módulos e suas respectivas unidades curriculares.
  • Curso Técnico em Agropecuária (presencial): neste capítulo, é apresentado o plano do curso Técnico em Agropecuária, que é voltado à formação de competências que permitem o planejamento, a execução e o controle dos processos da produção de animais, com enfoque operacional e administrativo, de modo a contribuir para o fortalecimento das cadeias como negócio sustentável.

1.1.5 Regulamentos e regimentos dos cursos técnicos

No volume Regulamentos e regimentos dos cursos técnicos são abordados os regulamentos e regimentos que regem os cursos técnicos oferecidos pela instituição. Cada um dos regulamentos é detalhado, fornecendo diretrizes específicas para aspectos importantes da formação técnica.

Fonte: Elaborado pelo autor (2023).

A seguir, detalharemos os principais assuntos abordados:

  • Regimento escolar dos cursos técnicos do Senar: neste capítulo, é apresentado o regimento escolar, que estabelece as normas e diretrizes para o funcionamento dos cursos técnicos do Senar, nas modalidades presencial e a distância.
  • Regulamento da avaliação da aprendizagem: aqui são detalhadas as diretrizes para a avaliação da aprendizagem nos cursos técnicos, sobretudo na modalidade a distância. São abordados os critérios de avaliação, os diferentes tipos de avaliação, as formas de avaliação (avaliações presenciais e a distância, fóruns avaliativos, TCC, entre outros), os pesos atribuídos a cada atividade avaliativa e os critérios para a aprovação e recuperação dos estudantes.
  • Regulamento do Conselho de Classe: aqui são apresentadas as diretrizes para o funcionamento do Conselho de Classe, que visa acompanhar, discutir, avaliar ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

1.1.6 Manuais e guias

Fonte: Elaborado pelo autor (2023).

No volume Manuais e guias são apresentados os principais manuais, guias e documentos orientadores para a operacionalização dos cursos técnicos profissionalizantes do Senar.

Nele, são abordados os seguintes temas:

  • Manual do aluno: este documento apresenta as principais orientações para o aluno nos cursos técnicos oferecidos na modalidade de ensino a distância. Essas orientações são essenciais para o desenvolvimento educacional dentro da instituição. Este documento traz informações sobre procedimentos internos, utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), períodos letivos conforme o calendário escolar, orientações sobre a avaliação e outros esclarecimentos relevantes para o aluno.
  • Guia do tutor: o documento aborda a capacitação de tutores e a estrutura de cursos técnicos em áreas como Agronegócio, Florestas, Fruticultura e Zootecnia, detalhando currículos, objetivos e requisitos. Inclui informações sobre a distribuição de unidades curriculares, local e formato dos cursos, materiais didáticos, métodos de avaliação, perfil dos alunos e profissionais envolvidos. Também discute estratégias de recuperação e progressão parcial, concluindo com considerações finais e referências, fornecendo uma visão completa dos aspectos essenciais dos cursos técnicos oferecidos.
  • Orientações educacionais e metodológicas: este documento tem o objetivo de fornecer informações sobre as orientações educacionais e metodológicas para as turmas regulares e de dependência nos cursos e-Tec Senar. Ele aborda as ações e atividades relacionadas à recuperação paralela e progressão parcial. O documento é dividido em duas partes: a primeira parte aborda a Unidade Curricular Ambientação em Educação a Distância, que possui algumas particularidades, e a segunda parte apresenta as demais Unidades Curriculares dos cursos.
  • Ebook da formação técnica profissional rural: esse material é para o candidato que está ingressando no mercado de trabalho no campo ou deseja conhecer melhor as oportunidades que o setor agropecuário gera. Ele aborda a importância do setor para o país e quais são os desafios e oportunidades de cada segmento.
  • Planejamento educacional das unidades curriculares: neste capítulo, disponibilizamos os templates para auxiliar na elaboração dos planos de ensino e de estudo que são elaborados pela Administração Central e, por isso, serão compartilhados virtualmente com as Regionais, para que sejam criados os planos de aula de tutoria presencial. Seu objetivo é manter a padronização e organização desses documentos fundamentais para o desenvolvimento do curso.

1.2 Workshop da Formação Técnica Profissionalizante do Senar

A Administração Central do Senar organiza e oferece, em conjunto com as Administrações Regionais, eventos presenciais e a distância, para alinhamento das práticas, políticas, cursos e projetos que são realizados em parceria.

Com o propósito de alinhar expectativas e fomentar o diálogo entre as Administrações Regionais para a execução da formação técnica profissionalizante, a Administração Central planejou e executou uma série de reuniões presenciais nos meses de março, abril e maio de 2023.

Esses encontros, intitulados Workshop formação técnica profissionalizante do Senar, tiveram como estratégia proporcionar a participação de todos os agentes envolvidos com a execução da formação técnica a distância.

Com a duração de um dia e meio (12 horas), os encontros contaram com a contribuição das Administrações Regionais participantes e em especial daquelas que sediaram os seis eventos nas cidades: Salvador (BA), Natal (RN), Belém (PA), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Varginha (MG). Os seis encontros regionais foram conduzidos pela Diretoria de Inovação e Conhecimento (DIC).

A Administração Central do Senar estabeleceu uma série de objetivos para a realização dos seis workshops presenciais. Confira cada um deles clicando nos ícones.

Apresentar a história da formação técnica profissionalizante oferecida pelo Senar, abrangendo os cursos disponíveis, os desafios da formação do homem do campo e a legislação que regula as ofertas desses cursos.

Atualizar os participantes sobre suas funções, especialmente em relação aos sistemas utilizados na oferta dos cursos técnicos.

Estimular a colaboração e a troca de ideias, resultando em novas iniciativas ou melhorias das práticas já existentes.

Fortalecer o sentimento de comunidade dentro da organização, promovendo um maior comprometimento e engajamento, além de fomentar uma cultura de aprendizado contínuo.

Promover o fortalecimento e a aproximação entre as Administrações Regionais e a Administração Central, visando ampliar a oferta de cursos, polos e, consequentemente, o número de estudantes matriculados.

Possibilitar que os participantes adquiram conhecimento sobre as melhores práticas na oferta dos cursos pelas Administrações Regionais, por meio de uma escuta atenta, levando-os a compreender os desafios e as melhores práticas nesse processo.

Fonte: Elaborado pelo autor (2023).

Nos seis workshops realizados, a Diretoria de Inovação e Conhecimento (DIC) da Administração Central enfatizou a relevância dos encontros presenciais com as Regionais.

O objetivo principal foi alinhar expectativas e promover uma colaboração efetiva entre a Administração Central e as Administrações Regionais para a ampliação da rede e-Tec Senar no Brasil.

A diretoria destacou ser necessário assegurar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados, na expansão qualificada dos polos, como forma de ampliar o número de cursos ofertados e por conseguinte, de estudantes, de modo a atender às demandas do setor rural em todo país. Essa expansão requer planejamento estratégico e investimentos em infraestrutura, especialmente, de recursos humanos.

Importante

Outro ponto ressaltado pela diretoria é a importância de fortalecer a infraestrutura física e tecnológica das Administrações Regionais, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e possibilitando o acesso às ferramentas necessárias para o desenvolvimento dos cursos.

Isso implica em melhorar as instalações de alguns polos, disponibilizar recursos tecnológicos adequados, contratar os profissionais necessários para o bom andamento das atividades, além de aprimorar a capacitação inicial e contínua deles. Outro aspecto relevante que foi mencionado em relação à infraestrutura foi o cuidado e a qualificação dos locais onde ocorrem as aulas práticas dos cursos técnicos.

Além disso, as premissas também abrangem a busca pela excelência na formação técnica profissionalizante, com a atualização constante dos conteúdos e metodologias utilizadas nos cursos, a fim de atender às necessidades do mercado de trabalho e promover a empregabilidade dos estudantes. Em síntese, as premissas estabelecidas direcionam os esforços para o fortalecimento da formação técnica profissionalizante ofertada pelo Senar.

Fonte: Tony Oliveira - Sistema CNA/Senar.

Além do pronunciamento da Diretoria de Inovação e Conhecimento, também podemos destacar a palestra da Coordenação de Educação Formal, que abordou diversos tópicos relevantes para a oferta da rede e-Tec. A coordenação relembrou a história da rede, a legislação aplicável aos cursos, a evolução da oferta formativa e as perspectivas para o futuro no contexto do agronegócio.

Temas como produção sustentável, mudança climática, crescimento da produção, acesso a novos mercados e o aumento da mão de obra no campo foram discutidos, considerando suas implicações para a formação profissional rural.

Além disso, foram apresentados os cursos disponíveis, a infraestrutura necessária para sua operacionalização, as melhorias efetivadas ao longo dos anos e as novidades previstas para o ano de 2023. Clique nos ícones a seguir para conhecer as novidades.

Elaboração e publicação do ebook Profissões do Agro.

Lançamento no primeiro semestre de 2023 da Avaliação de impacto de egressos dos cursos técnicos.

Organização deste compêndio, intitulado Compêndio da Formação Técnica Profissionalizante do Senar.

Fonte: Elaborado pelo autor (2023).

Saiba mais aqui!

Acesse o ebook Profissões do Agro por meio deste link: http://lp.senar.org.br/profissoes-do-agro

Os seis workshops foram realizados conforme os dias e locais apresentados no quadro a seguir, contando com a participação de representantes das Administrações Regionais dos estados próximos ao anfitrião do evento, das Regionais dos polos presenciais e da empresa contratada para a operação a distância, além da equipe da DIC. Todos os eventos seguiram a mesma agenda e organização, com duração de um dia e meio (aproximadamente 12 horas).

Período

Estados

28 e 29 de março de 2023

Local de realização: Salvador (BA)

Estados: Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba

3 e 4 de abril de 2023

Local de realização: Natal (RN)

Estados: Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí e Ceará

25 e 26 de abril de 2023

Local de realização: Belém (PA)

Estados: Pará, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Tocantins e Rondônia

9 e 10 de maio de 2023

Local de realização: Florianópolis (SC)

Estados: Santa Catarina e Rio Grande do Sul

16 e 17 de maio de 2023

Local de realização: Campo Grande (MS)

Estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás

31 de maio e 1º de junho de 2023

Local: Varginha (MG)

Estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo

Fonte: Elaborado pelo autor (2023).

A programação compartilhada com as Administrações Regionais incluiu as seguintes atividades:

  • Entrega de kits pela Administração Central;
  • Abertura oficial;
  • Palestra sobre a Formação Técnica Profissionalizante do Senar.
  • Oficina sobre o sistema ProcSeletivo;
  • Oficina sobre o sistema Sige;
  • Oficina sobre o ambiente virtual de aprendizagem;
  • Palestra com representantes da empresa DOT Digital Group;
  • Relatos das vivências, desafios e melhores práticas das Administrações Regionais da rede e-Tec;
  • Encerramento.

Os resultados obtidos nos workshops foram utilizados para a criação e elaboração deste Compêndio da Formação Técnica Profissionalizante do Senar.

1.2.1 Registros fotográficos dos workshops

A seguir, apresentamos um registro fotográfico dos seis workshops realizados durante o período da formação técnica profissionalizante do Senar. Essas fotografias são um testemunho visual do comprometimento e engajamento de todos os envolvidos no intuito de introduzir melhorias na formação técnica profissionalizante do Senar.

Por meio dessas imagens, podemos reviver e compartilhar os momentos significativos dos encontros, fortalecendo o espírito de colaboração e cooperação entre as Regionais e reafirmando o compromisso com a excelência na educação rural.

Workshop realizado em Salvador – BA, nos dias 28 e 29 de março de 2023.

Fonte: Senar (2023).

Workshop realizado em Natal – RN, nos dias 3 e 4 de abril de 2023.

Fonte: Senar (2023).

Workshop realizado em Belém – PA, nos dias 25 e 26 de abril de 2023.

Fonte: Senar (2023).

Workshop realizado em Florianópolis – SC, nos dias 9 e 10 de maio de 2023.

Fonte: Senar (2023).

Workshop realizado em Campo Grande – MS, nos dias 16 e 17 de maio de 2023.

Fonte: Senar (2023).

Workshop realizado em Varginha – MG, nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2023.

Fonte: Senar (2023).

1.3 Desafios e melhores práticas recorrentes

A formação técnica profissionalizante é uma área importante para o desenvolvimento econômico e social de uma região. Nesse contexto, o Senar desempenha um papel fundamental ao oferecer cursos técnicos voltados para o setor agropecuário em todos os estados e no Distrito Federal. Na dinâmica formativa, há desafios a serem enfrentados e boas práticas a serem compartilhadas.

Durante as discussões realizadas nos seis workshops da formação técnica profissionalizante, representantes das Administrações Regionais do Senar trouxeram à tona diversos aspectos relevantes sobre as experiências vivenciadas em suas respectivas localidades.

A seguir, vamos apresentar uma síntese das melhores práticas e desafios mais citados pelas Administrações Regionais, a fim de promover a reflexão sobre as questões enfrentadas e as possíveis soluções a serem adotadas em curto e médio prazo.

Essas informações são valiosas para a compreensão da realidade vivenciada pelos envolvidos no processo de formação técnica profissionalizante e para a busca de soluções que contribuam para a melhoria contínua da oferta dos cursos atuais e para o crescimento qualitativo da oferta de novos cursos e o aumento da capacidade instalada.

Clique nos títulos a seguir para acompanhar as melhores práticas.

Processo seletivo aprimorado

Diversas Regionais implementaram entrevistas no processo seletivo, o que se mostrou uma excelente estratégia para identificar os candidatos mais aderentes e minimizar a evasão nos cursos.

Parcerias estratégicas

A concretização de parcerias com institutos federais, universidades e outras instituições de ensino possibilitou o acesso dos estudantes e tutores à infraestrutura de laboratórios, enriquecendo a parte prática dos cursos.

Aulas inaugurais

As Regionais têm realizado aulas inaugurais nos polos presenciais, convidando estudantes veteranos, instrutores e familiares. Neste evento o objetivo é apresentar a proposta pedagógica, a metodologia de ensino e, além disso, proporcionar um momento de acolhimento e integração.

Acompanhamento próximo dos estudantes

Por meio de relatórios de acompanhamento do AVA, as Regionais podem seguir de perto o progresso dos estudantes, identificando aqueles com maiores dificuldades e oferecendo suporte por meio de e-mails, WhatsApp e telefonemas.

Estímulo à participação em eventos

As Regionais têm motivado e incentivado os estudantes a participarem de eventos relacionados à área dos cursos, proporcionando oportunidades de aprendizado e networking.

Material didático de qualidade

Elogios foram feitos em relação à qualidade do material didático impresso dos cursos, garantindo um conteúdo relevante e atualizado para os estudantes.

Clique nos títulos a seguir para acompanhar os desafios:

Desafios na contratação de tutores capacitados

A falta de profissionais qualificados para atuar como tutores foi um dos desafios mencionados, ressaltando a necessidade de investir na capacitação e formação contínua desses profissionais.

Evasão dos estudantes

A evasão foi citada como um desafio significativo pela maioria das Regionais, demandando a organização e implementação de estratégias para manter os estudantes engajados e motivados ao longo do curso.

Dificuldade em encontrar locais adequados para as práticas

A falta de espaços apropriados, especialmente para a realização de atividades práticas, foi um dos desafios mencionados, assim como também o transporte adequado e a distância longa entre o polo e a localidade selecionada para a prática.

Avaliações presenciais e fóruns avaliativos

A adequação das avaliações ao nível dos estudantes e aos objetivos do curso foi destacada como um desafio enfrentado pelas Regionais. Algumas delas mencionaram a necessidade de revisar e reformular as avaliações presenciais, levando em consideração a realidade das turmas como uma estratégia para superar esse desafio, pois são muito longas e com questões muito extensas. No caso dos fóruns avaliativos, algumas Regionais expressaram críticas em relação às regras de participação, que exigem a inclusão de citações e a realização de pelo menos um comentário a partir da participação de um colega. Essas regras podem tornar os fóruns engessados e desmotivadores para os estudantes.

A realização dos seis workshops da formação técnica profissionalizante do Senar proporcionou uma ampla troca de experiências entre as Administrações Regionais, permitindo identificar tanto os desafios comuns enfrentados, quanto às melhores práticas adotadas em cada uma delas. Diante das conclusões dos workshops, é possível afirmar que a formação técnica profissionalizante do Senar tem apresentado avanços significativos, destacando-se boas práticas que podem ser compartilhadas entre as Regionais.

No entanto, é fundamental direcionar esforços para superar os desafios identificados, investindo em capacitação de tutores, melhorias na logística de materiais didáticos e aprimoramento dos processos avaliativos. Com uma abordagem integrada e contínua de aperfeiçoamento, o Senar poderá fortalecer ainda mais sua atuação na formação profissional no meio rural, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário e contribuindo para o crescimento e bem-estar dos produtores e trabalhadores rurais.

Desejamos a você uma jornada inspiradora e repleta de descobertas ao explorar os seis volumes do Compêndio da Formação Técnica Profissionalizante do Senar. Lembre-se de que o conhecimento é um caminho contínuo, e esta é apenas uma etapa de sua jornada na busca por aprendizado e aprimoramento.

Boa leitura!