Senar e-Tec responde
Manuais e guias
Nesta seção, você encontra perguntas e respostas objetivas do volume Manuais e guias.
O que é o manual do aluno?
O manual do aluno apresenta as principais orientações para os estudantes dos cursos técnicos profissionalizantes oferecidos na modalidade a distância. Essas orientações são essenciais para o desenvolvimento educacional dentro da instituição. O manual traz informações sobre procedimentos internos, utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), períodos letivos conforme o calendário escolar, orientações sobre avaliação e outros esclarecimentos relevantes para os estudantes.
Qual o principal objetivo do Curso Técnico em Agronegócio
O principal objetivo do curso é formar profissionais habilitados na análise, na execução e no controle dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, voltados à atuação em empresas e propriedades da agropecuária brasileira.
O que faz o Técnico em Agronegócio?
Planeja e auxilia na organização e controle das atividades do agronegócio. Sua atuação não se limita aos processos internos de uma propriedade, podendo trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
Onde pode atuar o Técnico em Agronegócio?
Atuará como parceiro do produtor rural, por meio de técnicas inovadoras e sustentáveis, na conquista da produtividade e da lucratividade, com visão empreendedora para a melhoria da qualidade de vida do meio rural. Este profissional também é responsável por executar ações sociais e ambientais visando à sustentabilidade dos negócios rurais.
Qual o principal objetivo do Curso Técnico em Florestas
O principal objetivo do curso é formar profissionais habilitados a participar do planejamento, a executar e a controlar os processos de produção florestal, conforme o desenvolvimento de povoamentos florestais cultivados, com a preservação de florestas nativas (brasileiras), com as normas técnicas e com as legislações.
O que faz o Técnico em Florestas?
É um profissional habilitado para planejar, executar e controlar os processos de produção florestal, conforme as boas práticas desse setor, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.
Onde pode atuar o Técnico em Florestas?
Poderá trabalhar em empresas públicas e privadas, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, instituições educacionais, organizações não governamentais (ONG), propriedades rurais, empresas de consultoria, indústrias, instituições de classes, representação comercial, prestadora de serviços ou cooperativas.
Qual o principal objetivo do Curso Técnico em Fruticultura
O principal objetivo do curso é formar profissionais habilitados no planejamento, na execução e no controle dos processos da cadeia produtiva da fruticultura conforme as boas práticas agrícolas, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.
O que faz o Técnico em Fruticultura?
É o profissional que realiza funções com considerável grau de autonomia e iniciativa dentro da cadeia produtiva, que podem abranger responsabilidades de controle de qualidade de seu trabalho ou de outros trabalhadores e/ou em coordenação de equipes de trabalho.
Onde pode atuar o Técnico em Fruticultura?
A atuação do Técnico em Fruticultura abrange escritório, campo, estrada, instalações agrícolas, casa comercial, cooperativas (de crédito e de produção), laboratórios, agroindústria e prestadoras de serviço. Em empresas de pequeno, médio e grande porte ou de forma autônoma.
Qual o principal objetivo do Curso Técnico em Zootecnia
O principal objetivo do curso é formar profissionais aptos no desenvolvimento das competências profissionais referentes à produção pecuária e ao processamento de alimentos de origem animal, de modo a contribuir para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário brasileiro.
O que faz o Técnico em Zootecnia?
É um profissional especializado nos processos de produção pecuária e no processamento de alimentos de origem animal, conforme as boas práticas desse setor, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.
Onde pode atuar o Técnico em Zootecnia?
Esse profissional trabalhará em instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, agências de defesa sanitária, propriedades rurais, empresas de consultoria em pecuária, de comércio, de indústrias de insumos agropecuários, de nutrição e reprodução animal, em cooperativas e associações rurais.
Qual a metodologia dos cursos?
As atividades dos cursos ocorrem na maior parte do tempo na modalidade de ensino a distância. A metodologia dos cursos técnicos de nível médio a distância do Senar atende a determinação de, no mínimo, 20% de sua carga horária total em atividades presenciais. Neste sentido, as atividades presenciais são fundamentais para o alcance dos objetivos específicos da formação técnica, uma vez que um dos pilares é a prática profissional. As atividades presenciais buscam enfatizar a prática profissional e o contexto regional do estado e do polo de apoio presencial.
Como são desenvolvidas as Unidades Curriculares na modalidade a distância?
A carga horária é distribuída ao longo do curso e conforme a necessidade prática de cada Unidade Curricular. A duração das semanas corresponde ao período em que a Unidade Curricular ficará disponível em seu Ambiente Virtual. As datas precisas estão dispostas no calendário letivo e o cálculo para a distribuição destas semanas é feito da seguinte forma:
- 1 dia = 2 horas
- Carga horária semanal: 10 horas
- Base para cálculo semanal: 5 dias
Como são as atividades a distância?
As atividades a distância dos cursos técnicos de nível médio do Senar possuem percentuais específicos em relação à carga horária total da grade curricular de cada curso, a saber: Agronegócio 80%, Florestas 70%, Fruticultura 70% e Zootecnia 60%. Por isso, você estudará de forma autônoma e precisará se planejar para as atividades no AVA.
Como são os encontros presenciais?
Os encontros presenciais ocorrem em datas definidas no calendário escolar no polo de apoio presencial, com aulas e/ou atividades de campo (que podem acontecer em espaços diferentes do polo de apoio presencial).
O que são as atividades de campo?
As atividades de campo são aulas práticas dos cursos que ocorrem em empresas, indústrias e/ou propriedades do meio rural conforme as especificidades de cada Unidade Curricular. Estas atividades são planejadas e acompanhadas pelos respectivos tutores presenciais.
Qual a frequência mínima para aprovação?
A frequência mínima em cada Unidade Curricular é de 75%. Em cada UC a frequência é calculada com base nos encontros e avaliações presenciais (aulas teóricas, atividades de campo, avaliações teóricas e avaliações práticas), participação no(s) fórum(ns) e na avaliação a distância. O cálculo da frequência total em cada UC é estabelecido através da média ponderada entre atividades presenciais e a distância, sempre de acordo com os percentuais de carga horária a distância e presencial de cada curso.
Como é a justificativa de falta?
As justificativas de faltas e/ou atestados médicos devem ser apresentadas na secretaria do polo de apoio presencial em que o aluno está efetivamente matriculado para análise, uma vez que não há o abono de faltas. O percentual de frequência exigido atende a determinação legal.
Como é a segunda chamada?
Quando o aluno perde alguma avaliação presencial (Avaliação Presencial Teórica ou Avaliação Presencial Prática), é possível requerer a avaliação de 2ª chamada na secretaria escolar do polo de apoio presencial. As justificativas são submetidas à análise da secretaria escolar. As situações que podem ser aceitas são:
- Atestado médico;
- Atestado de óbito (membro da família); e
- Declaração de trabalho ou documento equivalente.
O que é um polo de apoio presencial?
Os polos de apoio presencial do Senar, próprios ou em parceria com outras instituições, é o espaço onde está a infraestrutura educacional, com laboratório(s), sala(s) de aula, sala de leitura e secretaria escolar para atendimento dos alunos. Neste espaço são desenvolvidas as aulas presenciais, as atividades de campo e a interação com tutores presenciais e com os colegas.
Quais documentos devem ser entregues na secretaria escolar do polo?
Para efetivar a matrícula nos cursos técnicos o aluno deve apresentar, na secretaria do polo de apoio presencial, a documentação prevista em Edital do Processo Seletivo em que participou. É muito importante que estes documentos se mantenham atualizados na pasta do estudante no decorrer do curso. Caso você não entregue esta documentação até o prazo estipulado, sua matrícula no curso poderá ser cancelada.
Qual é a regra para trancamento de matrícula?
O trancamento de matrícula caracteriza a interrupção temporária dos estudos até o limite de dois semestres letivos consecutivos. O aluno poderá solicitar o trancamento mediante requerimento, no período estabelecido em Calendário Escolar, desde que integralize, pelo menos, a carga horária referente à primeira certificação intermediária do curso em que está matriculado. E também, não esteja cursando Unidade(s) Curricular(es) em regime de dependência.
Como solicitar aproveitamento de estudos?
O aproveitamento de estudos poderá ser concedido, desde que solicitado no período indicado no Calendário Escolar. Ex-aluno que optar retornar ao curso anteriormente matriculado por meio de novo Processo Seletivo ou de participar de Processo Seletivo de outro curso técnico de nível médio ofertado pelo Senar não poderá solicitar aproveitamento das Unidades Curriculares cursadas na instituição.
Como solicitar carteirinha e passe estudantil?
O estudante deverá procurar a Secretaria Escolar no polo para solicitar declaração de matrícula que comprove vínculo com o curso. Para expedição da carteirinha e/ou passe estudantil o aluno deverá buscar a instituição do Estado, ou Município responsável por estas emissões.
Quais as regras para avaliação?
Conforme previsto no Projeto Pedagógico Institucional, a avaliação da aprendizagem será feita da seguinte forma:
- Para aprovação na Unidade Curricular, onde o aluno deverá apresentar frequência mínima, em atividades presenciais e a distância, de 75%;
- Cada Unidade Curricular é composta por, no mínimo, 3 (três) avaliações, sendo:
- Uma Avaliação a Distância (AD), com peso 30%;
- Uma Avaliação Presencial Teórica (APT), com peso igual a 40%; e
- Uma Avaliação Presencial Prática (APP), com peso igual a 30%.
Onde posso acompanhar minhas notas e frequência
O aluno poderá acompanhar suas notas e frequência no Sistema de Gestão Educacional (Sige), com sua senha de acesso. No início do 1º módulo letivo do curso, o aluno recebe os seus dados de acesso no polo de apoio presencial.
Discordei de um resultado de uma prova, e agora?
Ao discordar da correção e/ou resultado de alguma prova, presencial ou a distância, o aluno poderá solicitar na Secretaria Escolar do polo, mediante requerimento de revisão da nota. Apenas serão analisadas contestações dentro do prazo estabelecido:
- Avaliação a distância: até 48h após a realização ou correção da avaliação pelo tutor a distância; e
- Avaliações presenciais: até 48h após a realização ou correção da avaliação pelo tutor presencial.
Como é a Avaliação Final?
A Avaliação Final ocorre após o encerramento do semestre letivo e sua data é estabelecida no Calendário Escolar. É a última oportunidade para o aluno buscar recuperar a sua nota caso tenha ficado abaixo da média.
Reprovei e agora?
Para que você, aluno, não tenha a matrícula cancelada, o somatório total de carga horária de reprovação na(s) Unidade(s) Curricular(es) não deverá ultrapassar o limite de 50% da carga horária total do módulo.
Algumas exceções: o módulo trabalho de conclusão de curso dos cursos técnicos subsequentes ofertados pelo Senar, esta regra não se aplica; e no módulo específico I (580h), do curso técnico em Fruticultura, em que o limite de reprovação na carga horária total do módulo é de 35%, ou seja, a carga horária de reprovação na(s) Unidade(s) Curricular(es) está limitada a 203h.
Como é o sistema de dependência?
O sistema de dependência (progressão parcial) é a oportunidade para os alunos que reprovaram nas Unidades Curriculares cujo somatório total das horas corresponda até o limite de 50% da carga horária total do módulo.
E se eu não for aprovado(a) no sistema de dependência?
O aluno que não for aprovado na(s) Unidade(s) Curricular(es) em regime de dependência não terá direito a prosseguir para o módulo seguinte e terá a matrícula cancelada.
Minha matrícula foi cancelada, posso recorrer?
Sim. Quando a matrícula é cancelada, você recebe automaticamente um e-mail institucional sobre o motivo que gerou o cancelamento. Caso discorde do cancelamento, o prazo para dar entrada no recurso no polo de apoio presencial vai até o limite de 8 dias úteis da ação realizada no Sistema Integrado de Gestão Educacional (Sige). Por isso, mantenha seus dados atualizados no Sige!
O que é o guia do tutor?
O documento aborda a capacitação de tutores e a estrutura de cursos técnicos em áreas como Agronegócio, Florestas, Fruticultura e Zootecnia, detalhando currículos, objetivos e requisitos. Inclui informações sobre a distribuição de unidades curriculares, local e formato dos cursos, materiais didáticos, métodos de avaliação, perfil dos alunos e profissionais envolvidos. Também discute estratégias de recuperação e progressão parcial, concluindo com considerações finais e referências, fornecendo uma visão completa dos aspectos essenciais dos cursos técnicos oferecidos.
Como são distribuídas as Unidades Curriculares?
As Unidades Curriculares (UC) de cada módulo são distribuídas em semestres, sendo oferecidas de forma sequencial. No cronograma a seguir, você pode ver um exemplo da duração, em semanas, de cada UC do 1º módulo (Módulo Básico). Este período inclui o tempo em que ficará disponível no AVA para realização das atividades on-line e para as atividades presenciais no polo de apoio presencial.
Onde e como será o curso?
A modalidade semipresencial conta com dois espaços principais: o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e os polos de apoio presencial, campos de atuação do tutor a distância e do tutor presencial, respectivamente.
Quais são os materiais didáticos utilizados no curso
O desenvolvimento das Unidades Curriculares conta com diferentes mídias e recursos que se complementam. O aluno será estimulado a participar do AVA, ler o conteúdo da apostila, realizar a leitura de conteúdo interativo do AVA (e-learning), assistir as videoaulas e realizar as atividades e avaliações nos encontros presenciais.
Como é a atuação do tutor?
Os tutores presenciais e a distância dos cursos técnicos de nível médio do Senar atuam como mediadores do processo de ensino-aprendizagem. Devem organizar e dirigir situações de aprendizagem, abandonando, assim, a velha fórmula de exercícios repetitivos, sem criatividade nem desafio para o educando.
O que é a Avaliação Prática é presencial?
A Avaliação Prática é presencial e corresponde a 30% da média do período da Unidade Curricular. Ela deve possibilitar aos estudantes a verificação da aprendizagem por meio de uma atividade prática avaliativa.
O que são as Avaliações Teóricas?
Além da Avaliação Prática, existem Avaliações Teóricas a distância e presenciais. Está prevista uma Avaliação a Distância e uma Avaliação Presencial Teórica para cada UC. As avaliações são compostas por 12 questões cada, sendo duas discursivas e 10 objetivas. O objetivo destas avaliações é aferir a mudança cognitiva e técnica do aluno no processo de aprendizagem. Essas avaliações estão contempladas no conteúdo da Unidade Curricular preparadas pelos especialistas no conteúdo.
O que é a Avaliação Diagnóstica?
A Avaliação Diagnóstica é composta por cinco questões com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios e os adquiridos após realizar a Unidade Curricular. Por isso, ela fica ativa em dois momentos diferentes: nos sete primeiros dias da Unidade Curricular e nos sete dias finais. A Avaliação Diagnóstica fica disponível dentro do AVA, no menu “Minhas avaliações”.