Senar e-Tec responde

Formação Técnica Profissionalizante do Senar

Nesta seção, você encontra perguntas e respostas objetivas do volume A Formação Técnica Profissionalizante do Senar.

Sob a perspectiva legal, o que é o Senar?

O Senar é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, constituída sob a forma de serviço social autônomo. A principal fonte de custeio para as ações é a contribuição incidente sobre a receita proveniente da comercialização da produção rural. Vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Senar é mantido pela classe patronal.

O Senar atua em quais vertentes da educação?

O Senar atua em Formação Profissional Rural (FPR), Assistência Tecnica e Gerencial (ATeG) e Promoção Social (PS). Cada uma dessas vertentes de atuação institucional tem identidade própria e finalidade ou propósito, complementando-se e inter-relacionando-se no âmbito da formação integral do ser humano, buscando melhores condições de vida em sociedade em termos não apenas de ganhos econômicos, mas também de crescimento pessoal e coletivo.

Qual a missão do Senar?

Realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.

O que é a Formação Profissional Rural (FPR)?

Trata-se de um processo educativo, sistematizado, que se integra aos diferentes níveis e modalidades da educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, com o objetivo de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para a vida produtiva e social, atendendo às necessidades de efetiva qualificação para o trabalho com perspectiva de elevação da condição socioprofissional das pessoas.

Para quem são oferecidos os cursos do Senar?

Desde 2014, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vem oferecendo cursos técnicos profissionalizantes voltados especificamente para aqueles que já concluíram o ensino médio, seguindo o modelo de ensino subsequente.

A modalidade de ensino subsequente permite aos estudantes adquirir novas habilidades e competências após o término do ensino médio, preparando-os melhor para os desafios e oportunidades no setor rural.

Como são ofertados os cursos do Senar?

Os cursos oferecidos pelo Senar são realizados no modelo híbrido, uma combinação de ensino presencial e a distância, no entanto, é importante salientar que para o MEC - Ministério da Educação, há somente duas modalidades: presencial e a distância. Neste caso, os cursos do Senar da rede e-Tec são na modalidade a distância.

Quais são as vantagens do modelo híbrido?

Os encontros presenciais proporcionam a oportunidade de interagir diretamente com tutores e colegas, participar de atividades práticas e ter acesso a recursos de aprendizagem que podem não estar disponíveis no ambiente a distância.

O componente a distância permite que os estudantes estudem no conforto de suas próprias casas e no seu próprio ritmo, além de desenvolverem habilidades autônomas de aprendizado que serão valiosas em toda a sua vida.

Qual a função da Administração Central do Senar?

A Administração Central estabelece as diretrizes e os padrões gerais para os cursos, além de ser responsável pela oferta da parte a distância. É encarregada do planejamento geral do curso, incluindo o desenho instrucional, que envolve a organização dos módulos de aprendizado, a definição dos objetivos de cada módulo, a seleção de estratégias de ensino adequadas e a estruturação dos conteúdos online. Esta responsabilidade também inclui o desenvolvimento e aplicação das avaliações e atividades a distância, os processos de mediação dos tutores e monitores no ambiente virtual de aprendizado, bem como os processos acadêmicos e de certificação, garantindo que os estudantes cumpram todos os requisitos para a conclusão do curso.

Qual a função das Administrações Regionais do Senar?

As Administrações Regionais, por sua vez, são responsáveis pela implementação desses cursos no nível local, ou seja, da etapa presencial, levando em conta as características e necessidades específicas de suas respectivas regiões. Isso inclui a contratação de tutores para supervisionar e orientar os estudantes durante as atividades práticas, a seleção de locais adequados para a realização dessas atividades, como propriedades rurais ou universidades, a organização dos polos presenciais e o planejamento do transporte e logística para deslocar estudantes e tutores para esses locais.

Quais as perspectivas para a criação de novos cursos pelo Senar?

As perspectivas para novos cursos técnicos profissionalizantes dependem das necessidades do mercado de trabalho, das demandas da sociedade, das tendências tecnológicas e da articulação e planejamento conjunto da Administração Central e Administrações Regionais do Senar.

O que é a formação por competência?

A formação por competência é uma abordagem educacional que prioriza o desenvolvimento da capacidade dos estudantes de aplicar seus conhecimentos em situações de trabalho reais, é um elemento-chave dos cursos do Senar. Esta metodologia está alinhada com a Resolução n.º 06/2012 do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

O Senar realiza parcerias com outras instituições?

Sim. Para viabilizar a execução dos eventos associados acima, as Administrações Regionais estabelecem parcerias com entidades; sindicatos rurais; associações de produtores; entidades de classe organizadas; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; órgãos de assistência técnica e outros que as auxiliem a alcançar a clientela de modo abrangente e efetivo no maior número possível de municípios do país.

Quais são os aspectos considerados para a escolha da localização dos polos e a composição da rede Senar?
  • Vocação agropecuária do município e microrregião.
  • Densidade demográfica do município/região.
  • Existência de sindicatos rurais próximos ao polo.
  • Número de formandos e egressos do ensino médio.
Como é composta a rede Senar?
  • Espaços próprios ou alugados pela AR.
  • Sindicatos Rurais.
  • Escolas públicas e/ou privadas.
  • Cooperativas e empresas do setor agropecuário.
  • Polos da Universidade Aberta do Brasil - UAB.
  • Universidades públicas e privadas.
Para que servem os Polos de apoio presencial?

Nos polos de apoio presencial ocorrem aulas teóricas, atividades de campo, aplicação das Avaliações Presenciais e reuniões de tutoria. Os polos oferecem a infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento do curso, tanto para os encontros presenciais como para aqueles alunos que necessitarem de suporte. É no polo que o estudante terá as atividades de tutoria presencial e laboratório(s) equipado(s). É também no polo que se encontra o assistente de secretaria escolar, onde o estudante pode resolver questões escolares e de registro de suas atividades no curso.

Como acontece a Avaliação Prática?

A Avaliação Prática é presencial e corresponde a 30% da média do período da Unidade Curricular. Ela deve possibilitar aos estudantes a verificação da aprendizagem por meio de uma atividade prática avaliativa.

Essa avaliação possui apenas questões discursivas e vale até 10,00 pontos para as Unidades Curriculares que possuem apenas encontros teóricos. Para as Unidades Curriculares que possuem atividade(s) de campo, a prova presencial prática vale até 8,0 pontos. E a participação e consequente entrega de relatório(s) ao tutor presencial valem até 2,0 pontos na composição da nota.

Como acontece a Avaliação Teórica?

Está prevista uma Avaliação a Distância e uma Avaliação Presencial Teórica para cada UC. As avaliações são compostas por 12 questões cada, sendo duas discursivas e 10 objetivas. O objetivo destas avaliações é aferir a mudança cognitiva e técnica do aluno no processo de aprendizagem. Essas avaliações estão contempladas no conteúdo da Unidade Curricular preparadas pelos especialistas no conteúdo.

A pontuação atribuída às questões que compõem a Avaliação a Distância equivale até 8,50 pontos. Soma-se à nota da Avaliação a Distância, a pontuação de até 1,50 ponto correspondente à participação efetiva do aluno no(s) fórum(ns) de discussão da Unidade Curricular.

Como ocorre a Avaliação Final?

Além das avaliações previstas ao fim de cada Unidade Curricular, o estudante poderá fazer uma Avaliação Final, caso esteja com a média do período entre 2,0 e 5,69. Esta avaliação será realizada no Polo de Apoio Presencial e contempla todo conteúdo da Unidade Curricular. Assim como as Avaliações Presenciais, essa deverá ser acompanhada e corrigida pelo tutor presencial.