Rede eTec Brasil

Perguntas Frequentes

Aqui você tem respostas para as suas dúvidas, esclarecendo tudo o que você precisa saber para se decidir pelo curso de Técnico em Agronegócio.

SENAR/SC amplia oferta de cursos de educação profissional e tecnológica pelo Pronatec

curso_senar_cras_h2a8z

Para ampliar a oferta de vagas na educação profissional e melhorar as condições de inserção no mundo de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC) iniciou 10 novas turmas dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os dez cursos que iniciaram recentemente são de agricultor orgânico em Monte Castelo; artesão de pintura em tecido nos municípios de Planalto Alegre, Sangão, Jaguaruna, Sombrio, Ermo e Timbé do Sul; de artesão bordado a mão em Grão Pará; e de artesão de biojoias em Sanguão e Laguna.

As 16 turmas que iniciarão as atividades a partir de novembro são as de artesão de pintura em tecido em Guatambu; criador de peixes em viveiros escavados em Galvão e Irineópolis; de piscicultor e criador de peixes em viveiros escavados em Monte Carlo; de agricultor orgânico em Florianópolis; as turmas de assistente de planejamento, programação e controle de produção, ovinocultor, forragicultor e agricultor orgânico em Lages; de jardineiro em Imbituba e em Irani; as turmas de agricultor familiar, bovinocultor de leite e preparador de doces e conservas em Adbon Batista; e aquicultor em Joaçaba. Ainda há vagas nos municípios de Joaçaba, Lages e Irani.

O presidente do Conselho Administrativo do Senar/SC e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, destaca que são oferecidos, gratuitamente, mais de 60 cursos de formação inicial e continuada nas áreas de recursos naturais, produção cultural e design e produção alimentícia. “A missão da entidade é atender a comunidade por meio dos cursos e desta maneira contribuir para a profissionalização, integração social e a melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania”, observa.

Pronatec
O Pronatec foi criado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, buscando ampliar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos gratuitos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional nas áreas de alimentação, indústria, comércio, turismo e tecnologia.

Os cursos são divididos em atividades teóricas e práticas, com encontros diários e duração de quatro horas, pela manhã ou tarde. Os participantes são avaliados por módulos, por meio do controle de frequência e desempenho. Ao término do curso, será necessário ter frequência mínima de 75% e conceituação avaliada no critério de desempenho estabelecido.

Interessados em participar do Pronatec devem procurar o Sindicato Rural do município ou a Secretaria de Assistência Social do Município (CRAS). Informações também estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), pelo telefone (48) 3331-9700 ou pelo e-mail pronatec@senar.com.br

Assessoria de Comunidação do SENAR/SC
www.senar.com.br

Quais os documentos necessários para a matrícula?

O candidato aprovado deverá apresentar os seguintes documentos no momento da matrícula:

  • Certidão de nascimento ou de casamento (original e cópia);
  • Cédula de identidade (original e cópia) e CPF;
  • Documento que comprove a escolaridade mínima exigida ou certificado de conclusão do ensino médio e respectivo histórico escolar (original e cópia);
  • Documento de regularidade com o serviço militar para os candidatos do sexo masculino, com idade entre 18 e 45 anos (original e cópia);
  • Comprovante de votação último pleito eleitoral para maiores de 18 anos (original e cópia);
  • Comprovante de residência (cópia).

Se eu for aprovado, onde devo realizar minha matrícula?

A matrícula deve ser realizada presencialmente no polo escolhido no momento da inscrição, nos dias e horários estabelecidos noEdital de seleção.

Se eu não for aprovado, o que devo fazer?

Caso não seja aprovado, você deve acompanhar as chamadas seguintes. Se ainda assim seu nome não aparecer nas listagens de aprovados, você poderá participar normalmente dos próximos processos seletivos.

Após a realização da prova, como saberei se fui aprovado ou não?

Os resultados finais serão divulgados no Portal Rede e-Tec SENAR, conforme data indicada no Edital de seleção.

Como funciona o processo seletivo?

O processo seletivo será realizado por meio de uma prova, aplicada no dia, horário e polo (local) escolhidos pelo candidato no momento da inscrição.

Para a realização da prova é necessário chegar no polo com 30 minutos de antecedência e apresentar os seguintes documentos:

  • Comprovante de inscrição impresso ou número de inscrição.
  • Documento oficial (RG, CNH, CTPS ou passaporte brasileiro) original com foto.