Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

Técnico em Fruticultura: como pode atuar?

Técnico em Fruticultura colhendo frutas em propriedade rural

O Brasil é o terceiro o maior produtor mundial de frutas, ficando atrás apenas da China e da Índia — isso é um indicativo de que se tornar um Técnico em Fruticultura pode ser um caminho de sucesso.

Com lavouras espalhadas por todo o país, a diversidade é fator de destaque na produção brasileira de frutas. De Norte a Sul, cada região do Brasil tem a cultura que mais se adapta ao seu tipo de clima predominante. Banana, laranja, melancia, uva, maçã e abacaxi lideram as produções brasileiras.

O trabalho do Técnico em Fruticultura

O Técnico em Fruticultura atua no planejamento, na execução e no controle dos processos da cadeia produtiva das frutas, dominando as principais técnicas das etapas que vão desde a escolha da cultura a ser plantada até a comercialização.

O seu papel é trabalhar em parceria com o produtor rural no desenvolvimento dos processos de produção da fruta e implantação do pomar, sempre levando em conta a qualidade da fruta produzida e do empreendimento. Também pode contribuir na realização do diagnóstico e planejamento estratégico e operacional do negócio.

Empregabilidade na fruticultura

A fruticultura gera em torno 6 milhões de empregos e ocupa 16% da mão de obra agropecuária do país, e vem ganhando cada vez mais espaço com as exportações para o exterior.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), só no primeiro trimestre de 2020 o Brasil exportou mais de 234 mil toneladas de frutas, alcançando um faturamento de 183 milhões de dólares.

Em relação ao mercado de atuação, o profissional Técnico em Fruticultura pode trabalhar em empresas grande, médio e pequeno porte ou até mesmo de forma autônoma, encontrando espaço em propriedades rurais, empresas de consultoria de produção de frutas, agroindústrias, instalações agrícolas, casas comerciais, cooperativas, laboratórios, entre outros.

Quer entrar para o mercado de produção de frutas? Clique aqui e saiba mais sobre o Curso Técnico em Fruticultura do SENAR.