Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

Oportunidades do mercado de trabalho para o técnico em Fruticultura

Mulher negra colhendo uma laranja em uma plantação

Desvendando o setor da Fruticultura: terreno de alta empregabilidade com um solo fértil para carreiras

A fruticultura, arte e ciência de cultivar frutas, é uma vertente significativa do agronegócio brasileiro. Com condições climáticas e solos diversificados, o Brasil se posiciona como um gigante na produção de frutas, oferecendo-as ao mercado interno e externo durante todo o ano. Mas, além da produção, há uma gama de oportunidades profissionais neste setor. Para quem busca uma carreira técnica com promissoras possibilidades, a fruticultura emerge como um caminho frutífero.

Diversidade e oportunidades na Fruticultura

Considerando a vasta extensão territorial do Brasil e a diversidade de climas, o país se estabelece como um dos principais players globais no cenário da fruticultura.

A produção brasileira é de aproximadamente 40 milhões de toneladas de frutas produzidas em mais de 940 mil estabelecimentos espalhados por todo o território nacional. É interessante notar que cerca de 80% desses estabelecimentos se classificam como agricultura familiar, revelando a importância e o impacto deste setor na geração de emprego e renda para inúmeras famílias.

Imagem aérea de pessoas fazendo colheita em uma plantação de frutas

A posição do Brasil no cenário internacional é de terceiro maior produtor mundial de frutas. Esta posição abre portas para exportações e contribui na posição do país como uma potência agrícola global. No entanto, ainda existe potencial inexplorado. Regiões como o Nordeste têm visto uma ascensão em termos de produção, enquanto áreas como o Cerrado estão emergindo como futuros polos de fruticultura.

O setor de fruticultura oferece inúmeras oportunidades para profissionais qualificados. A demanda por técnicos especializados continua a crescer à medida que o setor se expande e busca inovações e práticas agrícolas mais sustentáveis. Seja no campo, em laboratórios, em centros de pesquisa ou no mercado internacional, as possibilidades são promissoras.

Curso Técnico em Fruticultura do Senar e-Tec

Esse profissional não se restringe apenas ao cultivo, mas compreende toda a cadeia produtiva, desde a escolha das melhores espécies para determinado solo ou clima, até o processamento, conservação e comercialização dos frutos.

Tendo em vista a ampla diversidade climática e territorial do Brasil, o técnico em Fruticultura está preparado para identificar as melhores práticas agrícolas para cada região, otimizando a produção e garantindo frutas de alta qualidade. Sua formação também engloba o manejo sustentável dos recursos, entendendo a importância da preservação ambiental e da utilização consciente da água e demais insumos.

Mas sua atuação vai além. O técnico também é capacitado para analisar e implementar tecnologias que podem incrementar a produção.

Mulher negra sorrindo enquanto segura uma laranja em uma plantação

A gestão do campo também é uma competência desenvolvida no curso técnico. Gerenciar propriedades rurais, controlando custos, otimizando recursos e tomando decisões baseadas em análises de mercado, demandas de consumo e tendências globais. Isso faz do técnico uma figura estratégica não apenas no campo, mas também em cooperativas, associações e empresas do setor.

Em um cenário onde a fruticultura brasileira assume um papel de destaque global, e diante de um mercado em expansão com demanda por profissionais qualificados, o Curso Técnico em Fruticultura do Senar e-Tec não só semeia conhecimento, mas também colhe profissionais prontos para o sucesso no agronegócio.

Para aqueles que sonham em fazer parte deste setor e desejam construir uma carreira sólida, o conhecimento técnico é fundamental. Portanto, se você está apontando para o sucesso no agro, não espere mais.

Registre seu interesse no Curso Técnico em Fruticultura do Senar e-Tec e comece a trilhar seu caminho para um futuro brilhante.