Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

Curso de Turismo Rural do SENAR/MG é realizado pela primeira vez em Diamantina

turismo rural

Teve início em Diamantina o Programa de Qualificação para Turismo Rural do SENAR Minas, sendo esta a primeira vez que esta capacitação é realizada no Vale do Jequitinhonha.

Com uma carga horária de 224 horas, o programa é dividido em módulos que abordam conhecimentos sobre potencialidade e oportunidade de negócios turísticos no meio rural; sustentabilidade, oportunidade e desenvolvimento de produtos e negócios turísticos; prevenção de acidentes no ambiente rural; condução de turismo; hospedagem em áreas rurais e atendimento ao cliente; meios de alimentação e comercialização de produtos e negócios turísticos no meio rural.

“Os participantes serão qualificados para uma nova oportunidade de negócios, fomentando o turismo rural em toda a região, que possui um grande potencial de beleza e muitas curiosidades”, ressaltou a instrutora do programa e administradora de empresas Cláudia Ferola Ferreira Rezende.

A característica básica da capacitação é a de agregar valor à propriedade rural e aos produtos e culturas existentes na região, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.

O programa qualificará 13 empreendedores de turismo. Ao todo estão sendo atendidas pessoas dos municípios de Diamantina, Gouveia, Couto de Magalhães e São Gonçalo do Rio Preto.

A participante Dulcinéia de Moura Santos se mostrou animada com as explicações e conhecimentos repassados durante a qualificação. Para ela, o curso acrescentará novos conhecimentos, novas amizades e certamente uma organização profissional para seus negócios e um melhor atendimento aos seus clientes.

Segundo o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Diamantina, Jader Coelho, produtores rurais, entidades e empresas do setor (hotéis, agências de turismo, restaurantes e serviços de apoio) são os maiores beneficiados com a realização do curso em Diamantina. O programa conta com a parceria do Sindicato, das prefeituras municipais dos municípios atendidos, da Emater, Circuito dos Diamantes, Empresa Ser-tão, Espinhaço Ecobike e Empresa Lugares.

Potencialidade
Sendo uma cidade histórica, Diamantina – Patrimônio Cultural da Humanidade, conta com uma gama de recursos para desenvolver e aumentar o turismo local. A cidade possui uma diversidade de modalidades atrativas, que podem ser acolhidas pelo Programa de Qualificação para Turismo Rural como as construções históricas, turismo de aventura, religioso, histórico-cultural, a Estrada Real, as Unidades de Conservação,o turismo de evento e, sobretudo, o ecoturismo nos parques, cachoeiras e fazendas antigas.

“Aproveitar profissionalmente a vocação turística existente em Diamantina e região é uma nova oportunidade de ascensão na economia local e mais uma alternativa de renda para o homem do campo”, afirmou o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Diamantina, Roberto Vial Costa.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.sistemafaemg.org.br