Rede eTec Brasil

Extra classe

Informações e conteúdos exclusivos para você saber mais sobre o setor rural como campo profissional
do Técnico em Agronegócio, com suas oportunidades e curiosidades.

Programa do SENAR Goiás possibilita inserção da produção na zona urbana

ceboleteweb

Hortas, jardins e pomares são exemplos que aproximam a agricultura da cidade. Com esse objetivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR/GO) lança o Programa Agricultura Urbana, que promove a capacitação inicial e continuada em atividades nas cadeias produtivas de hortaliças, frutas, minifrutíferas, viveiro de plantas, hidroponia, floricultura, jardinagem, paisagismo e cultivo protegido. Para falar sobre a importância de aproximar o campo da população urbana, além de esclarecer dúvidas sobre a iniciativa que conta com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a agricultura urbana será tema do 11º Sistema Faeg Senar Interage, que acontece na próxima sexta-feira (6/11) às 10h.

Na ocasião, técnicos do SeENAR/GO vão explicar que a agricultura urbana é realizada geralmente em pequenas áreas e destina-se sobretudo a uma produção para utilização e consumo próprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais. Pratica-se principalmente em quintais, em terraços ou pátios, ou ainda em hortas urbanas – espaços comunitários ou espaços públicos não urbanizados. A lista de possibilidade é composta ainda por escolas, creches e universidades, praças e parques, postos de saúde e hospitais, condomínios e edifícios públicos e privados.

Eles esclarecem ainda que a intenção do SENAR/GO é desenvolver um trabalho que melhore a qualidade de vida e estimulem as pessoas a produzirem em seu quintal, o próprio alimento de forma segura, o programa Agricultura Urbana, do Senar Goias, pretende levar a população das cidades o incentivo a alimentação saudável por meio da plantação das hortas urbanas. Visando também, proporcionar capacitação a população, com objetivo de instrui-la com conteúdo voltado para a implantação, condução e colheita de hortas através de oficinas e minicursos.

Durante a manhã, técnicos da Faeg e do SENAR/GO, discutirão sobre os mercados da soja, do milho e do boi gordo. Esses e outros temas poderão ser conferidos em tempo real por meio do Faeg/Senar Interage, que tem como objetivo ligar os mais diversos elos da cadeia, esclarecendo dúvidas e expondo temas pertinentes a produção agropecuária, por meio da web conferência. Quem acompanhar, em tempo real, poderá participar via chat. As perguntas poderão ainda ser enviadas antecipadamente. Participe! Esperamos vocês para interagir!

Serviço:
11º Sistema Faeg Senar Interage
Tema: Agricultura Urbana
Onde: Faeg – Rua 87, nº 662 – Setor Sul
Horário: 10h
Participe em: http://bit.ly/1hIJ6nc