Rede eTec Brasil

Curso Técnico em Florestas

Totalmente gratuito, na modalidade a distância: 70% da carga horária acontece a distância e 30% presencial. O curso é composto por aulas e avaliações a distância e presenciais, obrigatórias para aprovação. Há duas certificações intermediárias ao longo do curso, e o diploma com registro no Ministério da Educação. Ideal para jovens e adultos com Ensino Médio completo, que vivem e trabalham no campo e desejam participar do planejamento, além de executar e controlar os processos de produção florestal.

SAIBA MAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO

Perfil do Profissional

O técnico em Florestas formado pelo Senar é um profissional habilitado para participar do planejamento, executar e controlar os processos de produção florestal, de acordo com as boas práticas desse setor, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.

Sua atuação no mercado de trabalho é ampla: poderá trabalhar em empresas públicas e privadas, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, instituições educacionais, organizações não governamentais (ONG), propriedades rurais, empresas de consultoria, indústrias, instituições de classes, representação comercial, prestadora de serviços ou cooperativas.

ALTA EMPREGABILIDADE PARA OS FORMANDOS

A grande vantagem para quem segue o caminho do curso técnico é chegar mais cedo ao mercado de trabalho. No caso do Curso Técnico em Florestas, o profissional entra num setor em expansão, que gera mais de 3 milhões de empregos diretos e indiretos, e que compõe uma área importante do agronegócio brasileiro, sendo fundamental para a economia do país, especialmente porque o Brasil possui uma das maiores extensões florestais do mundo.

Os produtos florestais são demandados por inúmeras indústrias e segmentos. Os produtos sólidos de madeira, o carvão vegetal, a borracha natural, os painéis reconstituídos e pisos laminados, a celulose e o papel, são os principais exemplos quando consideramos a produção florestal de larga escala. Diante do crescimento do setor florestal, aumenta a necessidade de profissionais qualificados para atender às demandas por produtividade aliada a práticas sustentáveis.

O técnico recém-formado poderá realizar funções com considerável grau de autonomia e iniciativa, que abrangem responsabilidades de controle de qualidade de seu trabalho ou de outros trabalhadores e/ou em coordenação de equipes de trabalho. Requer capacidades profissionais tanto específicas quanto transversais, como sustentabilidade e legislação, além de outras.